História da Casas Bahia
Tese: História da Casas Bahia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tacielua • 2/10/2013 • Tese • 3.334 Palavras (14 Páginas) • 499 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO
TACIANO VALÉRIO DE SOUSA
História da Casas Bahia
Vitória da Conquista, BA
2013
TACIANO VALÉRIO DE SOUSA
História da Casas Bahia
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Teorias da Administração II, Micro e Macro economia, Comportamento Organizacional e Estatística.
Vitória da Conquista-BA
Sumário:
1 Introdução 4
2 Teoria da Administração II 5
3 Processo de fusão das Casas Bahia com grupo Pão de açúcar 6
4 Motivos pelos quais a nova gestão da Via varejo enfrenta resistência dos colaboradores das Casas Bahia 7
5 Micro e Macroeconomia 8 9 e 10
6 Comportamento Organizacional 11
7 Estresse no trabalho 12
8 Estatística 13
9 Conclusão 13
10 Referencias Bibliográficas 1415
Introdução
Nesta reportagem discute-se a recente troca de poder no maior grupo de varejo do Brasil. No ano de 2012 a Viavarejo, empresa nascida da fusão (ainda sob análise do CADE), Casas Bahia e Ponto Frio, passou por uma disputa de poder, onde a família Klein (Leia-se Samuel Klein), antiga dona majoritária da rede de lojas, buscou de maneira incessante o controle. .
Ao fim do ano que passou, o grupo Pão de Açúcar, através da pessoa de Antônio Ramatis Rodrigues, tomou definitivamente o controle das empresa (lembrando que Pão de Açúcar fundiu-se às Casa Bahia, tornando-se sócio majoritário do grupo, em outras palavras tomando a maior fatia do poder da família Klein).
Desenvolvimento da Produção Individual
Teoria da Administração II
1-História das Casas Bahia
De origem humilde, Samuel Klein, filho de carpinteiro de família judaica, nasceu em Lublin, na Polônia.No ano de 1944, Samuel Klein foi para a Alemanha onde fez de tudo para ganhar a vida vendendo produtos para tropas. Em cinco anos juntou algum dinheiro e casou-se com uma jovem alemã, de nome Chana. Nasceu o primeiro filho do casal, Michael Klein. Samuel e Chana Klein tiveram outros três filhos - Saul, Oscar e Eva Klein -, já no Brasil.
Em 1951, Samuel resolveu migrar para a América do Sul. Inicialmente foi para a Bolívia, porém logo mudou o destino, pois houvera encontrado o país em meio a uma guerra civil, no ano seguinte direcionou-se então ao Brasil, onde, após de uma breve passagem pelo Rio de Janeiro, viajou para São Paulo, acomodando-se em São Caetano do Sul, região do ABC paulista. Sendo, desta forma, acompanhado por sua esposa e o primeiro filho do casal, Michael, então com um ano de idade. Trazia além da família o sonho de prosperar em um país onde, principalmente, se podia viver em paz.
Com 6 mil, Samuel comprou uma casa e uma charrete onde começou a transitar belo comercio do Bom Retiro ,São Caetano do sul, encontrava imigrantes judeus e árabes na época. Obtendo uma carta de cliente invejável, onde saiu vendendo de porta em porta suas mercadorias, roupas de cama, mesa e banho.
Quando alguém pronunciava que não podia pagar, Samuel logo lhe oferecia condições de pagamento através de prestações, crediário.1957 Inauguração da primeira loja “Casa Bahia”, São Caetano do Sul, nome em homenagem aos imigrantes nordestinos que se mudaram para o ABC em busca de trabalho na indústria automobilística. Onde passou a vender móveis e itens de cama, mesa e banho. Depois de treze anos em 1970, abriu a primeira loja em São Paulo, no bairro de Pinheiros.
A empresa tem uma gestão familiar, e não abre mão disso, apesar de ser considerado ultrapassado este tipo de gestão tem dado certo na organização, apesar dos percalços ocorridos durante sua existência. Samuel Klein, criador e gestor da maior rede de varejo vem trabalhando com sabedoria, além de enxergar as necessidades do mercado, passa adiante seus ensinamentos para os membros da família Klein e todos os envolvidos da empresa, mais a grande referencia da família é o slogan da empresa: Dedicação total a você onde vale aos clientes ,fornecedores, colaboradores. Outro ponto que é valorizado pela organização é a pós- venda. Realização credita com facilidade de parcelamentos público-alvo classes C-D-E possam realizar seus sonhos de consumo.
Processo de fusão das Casas Bahia com o grupo Pão de açúcar
A Fusão do Grupo Pão de Açúcar e as Casas Bahias que se iniciou no final de 2009, entra em negociação devido à família Klein reivindicar o contrato.
Samuel Klein e Michael Klein alegam estar em desvantagem no acordo e solicitam um novo contrato. Grupo Pão de Açúcar revê negociação com, Michael Klein junto com seu pai Samuel Klein principais acionistas das Casas Bahias quer rever o acordo com o Grupo Pão Açúcar, devido às incoerências no contrato por sua parte, não descarta a possibilidade de ir à justiça para garantir o equilíbrio da fusão.
Michael alega que a Casa Bahia será prejudicada no mesmo, pois o Grupo estará com a melhor “fatia do bolo”, tendo a melhor parte das ações (51%) e a autonomia da nova empresa, assim Michael Klein teria a presidência, mas não a autonomia para tomar decisões tendo que se submeter ao Grupo Pão de Açúcar todas as vezes que quiserem tomar algumas
...