História de Antigone
Resenha: História de Antigone. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: direitopromove • 1/9/2014 • Resenha • 240 Palavras (1 Páginas) • 305 Visualizações
stória de Antígona relata o posicionamento de duas pessoas diferentes a respeito do mesmo assunto o sepultamento dePolinice. Na visão do rei Creonte Polinice não deve receber um sepultamento pela conduta que ele teve já na visão de Antígona ele deveria receber o sepultamento porque é umato justo de natureza.
Diante dessa situação Creonte determina quem desobedecer a sua ordem será condenado a morte. Antígona dá sepultura ao seu irmão e justificaque não vai obedecer a uma lei humana que contaria a lei divina.
Esse conflito de ideias gera uma grande tensão entre as partes, Creonte defende as leis de estado(direito positivo) e Antígona defende as leis divinas (direito natural). Entretanto Creonte e Antígona não entram em nenhum acordo a respeito de suas ideias. O reicondena Antígona à morte o que gera uma tragédia em sua família, pois seu filho Hemon é noivo de Antígona e ele se suicida ao lado da amada. Sabendo da noticia arainha se suicida também. Uma tragédia que poderia ter sido poupada com uma conciliação entre as partes.
Em uma situação dessa é muito difícil se posicionar entre umadas partes porque ambos tem razão, são duas leis e duas ordens de lealdade. Essa história leva a reflexão daquilo que é moral, justo e legal pois nem sempre tudo que élegal é justo ou moral. Todas as nossas escolhas devemos sempre pensar bem e analisar os fatos, como uma passagem do livro fala: “Um erro traz sempre um erro”.
...