História e Evolução da Gestão
Projeto de pesquisa: História e Evolução da Gestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valeriaakemi • 18/11/2013 • Projeto de pesquisa • 4.985 Palavras (20 Páginas) • 203 Visualizações
SUMARIO
Introdução ______________________________________________________ 03
Historia e Evolução da Administração ________________________________ 03
O criador da Administração Cientifica ________________________________ 04
Organizações Mecanicistas x Organizações Flexíveis ____________________ 04
Ênfase nas Tarefas ________________________________________________ 05
Ênfase nas Pessoas ________________________________________________ 06
Surgimento das abordagens Humanísticas, Estruturalistas e Neoclássicas da Administração ____________________________________________________ 07
Diversos tipos de Sistema ___________________________________________ 08
Implicações Éticas _________________________________________________ 11
Capital Intelectual _________________________________________________ 14
Tabela das Teorias _________________________________________________ 16
Bibliografia _______________________________________________________ 19
Em todas as disciplinas e áreas do conhecimento, seja ela exata humana ou biológica, é de fundamental importância o estudo investigativo dos primeiros pensadores de determinado assunto, bem como de suas respectivas teorias, princípios e formulas.
As características marcantes principalmente de Taylor evidenciaram suas contribuições para época, apontando as razoes que fizeram surgir as abordagens Humanísticas, Neoclássica e Estruturalista da Administração.
Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Existem três aspectos chaves que devem ser apontados nesta definição: dá maior ênfase ao elemento humano na organização, focaliza a atenção nos resultados a serem alcançados, isto é nos objetivos em vez de nas atividades, incluiu o conceito de que a realização dos objetivos pessoais de seus membros deve ser integrada a realização dos objetivos organizacionais é administrar a ação através das pessoas com objetivo bem definido Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar.
Historia e evolução da Administração
Seu surgimento, evolução e ideias durante o passar dos anos. Como era e como se entende hoje a Profissão de Administrador de Empresas.
A história da Administração surgiu a muitos séculos atrás, mais precisamente no ano 5.000 A.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorar a resolução de seus problemas práticos, então surgi a arte e o exercício de administrar.
Na evolução histórica da administração, duas instituições de destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares.
A Igreja pode ser considerada uma organização mais formal, mais eficiente da civilização Ocidental. Através dos séculos vem mostrando e provando a força de atração de seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas.
As Organizações Militares evoluíram das displicentes ordens dos cavaleiros medievais e dos exércitos mercenários dos séculos XVII e XVIII até os tempos modernos com uma hierarquia de poder rígida e adoção de princípios e práticas administrativas comuns a todas as empresas da atualidade.
Propostas básicas de TAYLOR, as 5 funções essenciais da GERENCIA ADMINISTRATIVA:
1-Planejar - Estabelece os objetivos da empresa.
2-Comandar - Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito.
3-Organizar - É a forma de coordenar todos os recursos da empresa.
4-Controlar - Estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera.
5-Coordenar - A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa.
O Criador da Administração Cientifica
A gestão cientifica de FREDERICK TAYLOR começou dentro da fábrica, mas acabou por influenciar em todos os aspectos da vida e cultura do século XX. Apesar da rejeição que hoje inspira sua Teoria, fato é que não podemos substituí-la por algo melhor. Ainda hoje continua atual.
Frederick Taylor nasceu no estado da Filadélfia, nos USA em 1856, foi educado dentro de uma mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança. Iniciou sua vida profissional com operário de fabrica, formou-se em Engenharia em 1885 e foi trabalhar em uma grande empresa siderúrgica, onde desenvolveu estudos que deram base para formular sua teoria, na qual ela analisou a empresa a partir dos níveis operacionais em direção ao invés de direção.
Aos 21 anos, Frederick Taylor forma-se em Engenharia no Stevens Institute of Technology, e New Jersey.
Organizações mecanicistas x Organizações flexíveis: existiria um meio termo?
O pensamento administrativo pode ser conceituado como um enfoque específico a um aspecto particular da organização, ou uma forma peculiar de estudá-la, e a organização desses pensamentos são formadores de teorias a serem estudadas pela Teoria Geral da Administração. Para facilitar o estudo, as teorias são agrupadas em Escolas e essas, como definido por Maximiano (2006), são a mesma linha de pensamento ou conjunto de autores que utilizam o mesmo enfoque. Por meio de uma breve revisão teórica do campo, o presente artigo objetiva um estudo introdutório das Teorias Clássicas da Administração, tidas como mecanicistas e racionalistas, contrapondo-as à prática das indústrias criativas, organizações flexíveis que valorizam a criatividade e conhecimento individuais. A abordagem do tema torna-se relevante devido à importância do mesmo para o entendimento das
...