Histórias submersas
Tese: Histórias submersas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tiago.nachtigall • 14/10/2013 • Tese • 999 Palavras (4 Páginas) • 282 Visualizações
Curso de Licenciatura em Educação Física
TRABALHO DA DISCIPLINA DE
NÚCLEO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS II
Pelotas, 24 de Agosto de 2013
Sumário:
Proposta de Atividade 3
Introdução 4
Relação entre os textos: 5
Extração dos fraguimentos a, b e “Histórias submersas” 6
Conclusão 7
Bibliografia 8
Proposta de Atividade
Tendo por referência a história de Ruth Rocha- Quando a escola é de vidro- as informações sobre a Escola Experimental e o texto “Olhando com o coração e sentindo com o corpo inteiro no cotidiano escolar”, elabora:
1- A relação ou as possíveis relações que podem existir entre o texto Olhando com o coração e sentindo com o corpo inteiro no cotidiano escolar, Quando a escola é de vidro e a Escola experimental. Aqui faz-se necessário uma leitura atenta e refletida para que as tuas concepções e a tua compreensão sobre o assunto sejam articuladas em forma de texto.
Se houver exemplos, estes podem ser citados ao longo da escrita.
2- Texto: Olhando com o coração e sentindo com o corpo inteiro no cotidiano escolar de Azoilda Trindade.
• 2.1- Extrair do texto o/s ponto/s que consideras mais significativo/s em cada fragmento específico: “a”, “b” e “Histórias submersas”- para cada trecho, destes citados, salienta o que consideras com maior relevância.
.
Introdução
É de extrema importância a abordagem paralela de um profissional Educador Físico e uma criança ou pré-adolescente que estão em um processo de formação de caráter e intelecto. Como foram solicitadas na proposta de atividade, as relações dos textos sugeridos abrangem muitos elementos ou partes de pontos de vista complexos. É interessante destacar a capacidade intelectual e técnica e o papel como educador do profissional em Educação Física.
Diante do exposto, o objetivo do trabalho é apresentar a identidade social do Educador Físico e sua influência nos alunos (cidadão), no contexto da Educação Física escolar.
Relação entre os textos:
1°__ A relação ou as possíveis relações que podem existir entre o texto Olhando com o coração e sentindo com o corpo inteiro no cotidiano escolar, Quando a escola é de vidro e a Escola experimental.
Fazendo uma leitura atenta e com um olhar crítico, observa-se que, como é fundamental e de extrema responsabilidade do Educador Físico conduzir a prática educativa sem esquecer-se do comprometimento a pessoa (criança), e não a um elemento que não expressa sentimentos. Na leitura do texto sugerido, observa-se que o professor está interagindo com os alunos num gesto simples. Ao tirar fotos dos alunos o texto relata a euforia e a expectativa de verem seus rostinhos nas fotografias, e na seqüência o texto mostra as professoras com um profundo impacto ao ver as fotografias. Nota se que a primeira impressão, é de que as professoras eram semelhantes às crianças da escola de vidro, pois não percebem, não vêem e não sentem. Na escola de vidro as crianças eram submetidas a uma não percepção, a um limite de comunicação, alienadas a uma pedagogia militarista como menciona o escritor Paulo Ghiraldelli eu seu livro A Pedagogia Crítico-Social.
A proposta da Escola experimental faz com que se repense drasticamente o conceito da Educação no Brasil. No texto, a Escola experimental modifica em 360° o termo “Professor Aluno” para “Aluno Professor”. Com base no último trecho do texto que diz: “Quando o aluno é protagonista do próprio aprendizado, faz suas escolhas, ele se envolve mais, se empolga mais com a escola”.
Há um grande abismo na
...