Homem E Sociedade
Trabalho Escolar: Homem E Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zuleic • 17/5/2014 • 3.184 Palavras (13 Páginas) • 389 Visualizações
O etnocentrismo, que pode ser definido como uma incapacidade de compreender o “diferente”, é considerado pela Antropologia:
A Uma forma correta de analisarmos as diferenças culturais, pois não podemos abrir mão da superioridade de nossa cultura frente às outras.
B Uma forma distorcida de enfrentarmos as diferenças, uma vez que deveríamos agir sempre de acordo com a razão dos outros.
C Uma forma correta para qualquer cultura se defender das mudanças culturais.
D Uma forma distorcida de considerarmos as diferenças culturais, uma vez que a globalização impõe a diversidade cultural.
E Uma forma distorcida de considerarmos as diferenças culturais, pois cada cultura possui uma lógica própria de mundo.
Assinale a alternativa correta.
Conforme Laraia, “a cultura interfere no plano biológico”. Ou seja, a cultura não é apenas algo “externo” que aprendemos, mas sim, a cultura é incorporada como se fosse o nosso próprio corpo. Assim, a cultura é mediadora de nossa experiência com o corpo. Portanto podemos afirmar que é evidente que a cultura interfere no plano biológico, quando:
A Uma cultura conquista domínio sobre as explicações científicas a respeito da origem e da evolução humana.
B Ocorre a cura de doenças em função de rituais que fazem parte dos hábitos e tradições de uma cultura, sem uso de medicação ou cirurgias.
C Os indivíduos de um grupo social conseguem evoluir para parâmetros mais avançados do organismo humano.
D Em cada cultura o ser humano dispõe de um plano biológico distinto, assim não podemos comparar o organismo de alguém da cultura árabe com outros da cultura ocidental, por exemplo.
E Ocorre o adoecimento de um indivíduo devido a crenças alheias a sua própria cultura e que ele não compartilha.
Toda cultura muda com o passar do tempo, pois uma das características dela é a DINÂMICA. As mudanças em um grupo cultural podem acontecer em função das influências:
A Apenas internas, que acontecem principalmente quando os indivíduos desse grupo percebem que precisam se diferenciar das gerações anteriores, sobretudo pais e avós.
B Internas, que acontecem quando as soluções da herança cultural já não satisfazem os indivíduos ou quando há uma grande descoberta; e externas, quando o contato com outros povos traz novas formas de comportamento e soluções de mundo.
C Internas, que acontecem apenas quando o conhecimento acumulado é suficiente para uma revolução tecnológica ou de comportamento; e externas, que acontecem quando uma guerra atinge a população de outro país (vizinho, ou com a mesma cultura/tradições) modificando assim seu comportamento.
D Apenas externas, que podem acontecer tanto em função da inclusão de indivíduos de outro grupo cultural (imigrações).
E Da necessidade de modernizar, pois toda sociedade tende a abandonar soluções muito tradicionais, uma vez que os indivíduos preferem as “novidades”.
É muito comum ouvirmos a narrativa de pessoas que se mudam de região ou de país e que não conseguem se adaptar aos hábitos locais ou ao novo convívio social. A explicação da Antropologia para este fato pode ser assinalada corretamente como segue:
A A cultura interfere no plano biológico, por isso os indivíduos não aceitam hábitos diferentes daqueles que já adquiriram.
B A cultura é dinâmica, e os costumes mudam tanto de uma região e de um país para outro que os indivíduos não conseguem ter tempo para se adaptar.
C A cultura condiciona a visão de mundo do homem, por isso muitos indivíduos enfrentam dificuldades de adaptação a uma nova forma de relação com o mundo.
D Os indivíduos participam diferentemente de sua cultura, por isso de uma região para outra os hábitos podem ser muito diferentes e provocar essa dificuldade.
E A cultura tem uma lógica própria, o que gera indivíduos incapazes de se adaptar a uma nova lógica.
A cultura de um grupo social é uma matriz de referência de comportamento a todos os indivíduos. É possível observarmos certo padrão de valores e hábitos que caracteriza cada grupo humano tomado como um todo.
Entretanto, a Antropologia afirma que dentro de uma mesma cultura os indivíduos participam de forma diferenciada.
Aponte a alternativa com exemplos corretos que confirmem as frases acima.
A Os indivíduos têm formas diferentes de participar de sua cultura em consequência de sua herança genética que pode favorecer certos tipos de comportamento ou mesmo dificultá-los.
B Essa diferenciação ocorre pois cada grupo cria mecanismos de diferenciação que podem se basear na classe social, na idade ou no sexo; isso se deve à impossibilidade de todos receberem a totalidade das informações do conjunto de sua cultura.
C Nem sempre essa diferenciação se baseia nos mesmos elementos; cada cultura distingue seus indivíduos a partir de traços que são determinados através do meio ambiente ou mesmo a partir da biologia que pode favorecer alguns indivíduos e desfavorecer outros.
D Os indivíduos se diferenciam dentro de uma cultura sempre que a visão de mundo interfere no plano biológico; isso ocorre porque a cultura é dinâmica.
E Apesar de afirmar que os indivíduos se diferenciam dentro de uma cultura, a Antropologia ainda não conseguiu saber porque isso ocorre.
Praticar o preconceito étnico é comum e tem sido determinantemente combatida e desacreditada principalmente pelas ciências humanas, como forma de convivência no mundo contemporâneo.
À PRÁTICA DO COMBATE AO PRECONCEITO dentro das ciências humanas podemos associar corretamente os conceitos de:
A multiculturalismo e identidade racial;
B intolerância étnica e diversidade cultural;
C intolerância interétnica; etnocentrismo; estereótipo;
D relativismo cultural e respeito à diversidade étnica; tolerância interétnica;
E identidade
...