Homem E Sociedade
Pesquisas Acadêmicas: Homem E Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: keilav • 4/6/2013 • 593 Palavras (3 Páginas) • 412 Visualizações
01. - Diferencie cultura erudita de popular.
Popular dita como dinâmica não existe uma identidade personificada, sim um grupo que produz essa cultura e o mesmo e o que consome. as característica são linguagem coloquial,expressa valores cotidianos,exemplo musica majestade o sabia.
Erudita é a cultura intelectualizada, procura refletir a cerca do ser e do eu.a linguagem erudita, estimula o senso critico exige conhecimento,esta ligada o belo ao perfeito.exemplo de cultura erudita brasileira Chico Buarque .
02. - O que significa a expressão "fim da história"?
E uma teoria iniciada no século XIX por Georg Wilhelm Friedrich Hegel e posteriormente retomada, no último quarto do século XX, no contexto da crise da historiografia e das Ciências Sociais no geral.
Essa teoria sustenta como o nome sugere, o fim dos processos históricos caracterizados como processos de mudança. Para Hegel isso iria acontecer no momento em que a humanidade atingisse o equilíbrio, representado, de acordo com ele, pela ascensão do liberalismo e da igualdade jurídica, mas com prazo indeterminado para ocorrer.
Retomada ao final do século XX, essa teoria já adquire caráter de situação ocorrida pois, de acordo com os seus pensadores, a História terminou no episódio da Queda do Muro de Berlim. Naquele momento, os antagonismos teriam terminado pelo fato de, a partir de então, haver apenas uma única potência - os Estados Unidos da América - e, consequentemente, uma total estabilidade.
03. - Como Levi-Bruhl, no livro "A mentalidade primitiva", dividiu a humanidade?
O branco, que se chamou de civilizado, insistiu em padronizar a sua "superioridade". Mas nem sempre foi feliz. Lévy-Bruhl, um dos mais autorizados sociólogos da França contemporânea. Lévy-Bruhl criou a lenda de uma mentalidade pré-lógica, isto é, primitiva. Havia-se encontrado, enfim, a linha demarcatória entre a mentalidade primitiva e a mentalidade civilizada. Esta era a vitoriosa detentora do instrumento de todas as mágicas da inteligência. Era a possuidora da lógica Dividiu-se então o mundo entre duas categorias de seres: a superior, que tinha como seu padrão "o adulto, branco e civilizado", e a outra, que juntava no mesmo comboio humano "o primitivo, o louco e a criança".
04. - Quais os fatores que estão associados às preocupações com a cultura? Todos querem entender os caminhos que levaram as civilizações a se constituírem, bem como, entender, a partir daí, as perspectivas futuras de relacionamento entre elas. Os contatos entre diferentes grupos marcaram as civilizações ao longo da história promovendo as transformações culturais tanto pelos movimentos internos quanto pelos conflitos internos. Portanto, sempre que pensamos em cultura temos que considerar a multiplicidade e a riqueza dos seus elementos, a realidade dos grupos e ainda as características que os unem e os diferenciam. Tudo isso expressa o que sintetizamos como cultura.
A lógica interna de cada realidade cultural é traduzida nos costumes, nas formas de habitação, no vestuário, no trabalho e em tantas outras expressões.
05. - Conceitue o termo multiculturalismo.
Multiculturalismo (ou pluralismo
...