Homeopatia clássica
Projeto de pesquisa: Homeopatia clássica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: homeolaborbe • 4/9/2014 • Projeto de pesquisa • 2.141 Palavras (9 Páginas) • 417 Visualizações
BERENICE FERREIRA DA SILVA VASCONCELOS
MIASMAS
04/2014
Berenice Ferreira da Silva Vasconcelos
Miasmas
Trabalho apresentado ao IET, como Requisito Parcial para
Obtenção de Título e Conclusão do Curso de
Homeopatia Clássica
Instituto Logos
Curso de Formação em Homeopatia Clássica
Instituto Escola em Terapia Holística
iet
04/2014
MIASMAS
RESUMO :
As doenças são toda e qualquer alteração da energia vital, levando um indivíduo ao desequilíbrio, o que resulta em um novo estar que se manifesta por uma moléstia. De um modo geral podemos dividir as doenças em agudas e crônicas :
- As doenças agudas são aquelas que se desenvolvem em um prazo mais ou menos determinado e sua evolução é para a cura ou a morte.
- Doenças crônicas são aquelas que se arrastam por um prazo indefinido e que podem ser divididas em:
1. Doenças medicamentosas
2. Doenças crônicas falsas (exposição a agentes tóxicos continuamente)
3. Doenças crônicas verdadeiras ou miasmas ou diáteses
INTRODUÇÃO :
Diátese ou miasmas é um modo de reagir. Seria como um modo de ser pré-patológico, pois influencia na aparição de um quadro patológico .
A diátese expressa a tendência a ter determinadas respostas que se reiteram no tempo e refletem uma predisposição mórbida.
Cada um deles corresponderia a uma reação diferente das funções celulares:
1. Psora- excitação 2. Sicoses- inibição 3. Sífilis- disfunção
Assim Hahnemann considerou os miasmas não como enfermidades, mas sim como uma alteração dinâmica causando determinados transtornos portanto são predisposições mórbidas hereditárias ou adquiridas inclusive por contágios.
Miasma era o nome que se dava ao agente de natureza desconhecida que originava na época de Hahnemann as enfermidades contagiosas e as epidemias, atualmente o termo só é usado em homeopatia e na homeopatia o conceito é mais amplo mais profundo já que os miasmas de Hahnemann significam as diferentes reações do organismo frente as agressões.
A Psora foi considerada a mais importante e mais freqüente podendo até dizer que os outros miasmas podem estar relacionados ao fundo psórico.
DESENVOLVIMENTO :
Diáteses ou miasmas
Hahnemann supôs que tinha um obstáculo com poder superior ao poder do medicamento, denominando este impedimento de miasmas. E este iria contra a ação da força vital. Classificando segundo a qualidade deste obstáculo em: 1. Psora ou Psorismo 2. Sicose 3. Sífilis ou Luetismo
A palavra psora = sarna estaria relacionada a todas as enfermidades cutâneas que resultavam em erupção, como uma sintomatologia local, que consiste em uma erupção localizada evitando assim lesões em órgãos mais internos.
Medida supressiva desta manifestação local é ruim pois permite a progressão da Psora, que continuará lesionando o organismo internamente, provocando mais tarde a aparição de sintomas distintos da enfermidade inicial. Hahnemann descreveu casos de supressão de lesões cutâneas com aparecimento posterior de asma.
Principais remédios psóricos: Sulphur, Psorinum, Calcárea carbônica, Hepar sulphur, Lycopodium, Arsenicum.
Quadro geral do psorismo:
- Predisposição à alergia sob todas as suas formas: cutânea, digestiva, respiratória ou genital;
- Manifestações cutâneas, problemas articulares e tendência a parasitoses;
- Alternância de sintomas;
- Convalescências longas;
- Não para de comer quando está doente;
- Falta de reação a tratamentos clássicos;
- Quadro psíquico com predomínio de ansiedade negativa e vivacidade positiva;
- Os episódios superficiais correspondem a afeccções localizadas; - Prurido - coceira - ansiedade;
- Os estágios mais avançados se caracterizariam por: - Artrite;- Enfermidades autoagressivas
- Infecções frequentes em crianças é um indicativo de uma predisposição psórica.
Sicose é o miasma da enfermidade condilomatosa seria originária da toxina da gonorréia. Como na Psora a supressão por meios drásticos converteria a doença em miasma. A Sicose é descrita como uma inflamação crônica do tecido reticuloendotelial, que poderia ser provocada por vacinas e soros, transfusões sangüíneas, Fumo, anticoncepcionais. Em todos estes casos os tratamentos tem de ser repetidos.
...