IMPORTÂNCIA DE JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Monografias: IMPORTÂNCIA DE JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafinhaminei • 22/9/2013 • 1.245 Palavras (5 Páginas) • 1.323 Visualizações
IMPORTÂNCIA DE JOGOS E BRINCADEIRAS
NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Os jogos e as brincadeiras estão sempre presentes no dia-a-dia das crianças, são atividades realizadas nas escolas, creches, na casa das crianças, enfim acontece onde quer que ela esteja basta estar em qualquer lugar e usar a criatividade, que levará para o mundo da imaginação. Jogos e brincadeiras satisfazem à criança, seus interesses, necessidades e desejos, expressando como se organiza, é uma forma de descobrir o mundo que a cerca.
Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo deve ser o grande desafio da educação infantil.
Brincar é uma necessidade básica assim como é a nutrição, a saúde, a habitação e a educação;
Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona ideias, estabelece relações lógicas, desenvolver expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.
Brincando a criança desenvolve potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua e cria. O brinquedo e a brincadeira traduzem o mundo para a realidade infantil, possibilitando acriança a desenvolver a sua inteligência, sua sensibilidade, habilidades e criatividade, além de aprender a socializar-se com outras crianças e com os adultos. "As brincadeiras são linguagens não verbais, nas quais a criança expressa e passa mensagens, mostrando como ela interpreta e enxerga o mundo". Brincar é um direito de todas as crianças do mundo.
O jogo/brincadeira é uma atividade de grande importância para a criança, pois a torna ativa, criativa, e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros; também a faz feliz e, por isso, mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo, a ser solidária. As atividades lúdicas possibilitam fomentar a "resiliência", pois permitem a formação do autoconceito positivo; As atividades lúdicas possibilitam o desenvolvimento integral da criança, já que através destas atividades a criança se desenvolve afetivamente, convive socialmente e opera mentalmente.
É preciso dizer que a brincadeira acontece onde quer que a criança se encontre, independente do local. Basta um pequeno estímulo para que sua imaginação a leve para um mundo repleto de criatividade e movimento, expressando o seu interior.
Para Kishimoto, ¨o jogo é algo difícil de definir, pois cada pessoa pode entendê-lo de diversas maneiras¨(2009, p.13). Existem jogos de adultos, de crianças, políticos, de adivinhação, de contar estórias, de construir, de brincar, enfim, muitos outros. Apesar da mesma nomenclatura, os jogos possuem suas especificidades. Temos também o brinquedo, que diferenciado do jogo, presume uma ligação mais próxima com a criança e ausência de regras que organizam sua utilização¨.
A brincadeira traz diversas fases como o imaginário e o faz-de-conta. Além de desenvolver o motor, o cognitivo e o afetivo.
Situações em que problemas ocorrem quanto ao manuseio de determinados jogos e brincadeiras, auxiliam a criança em seu crescimento e a faz buscar soluções para resolvê-las e ou encontrar novos meios e novas estratégias para alcançar seu objetivo.
O brincar enriquece a criança, trazendo autoconfiança, auto-realização, expressão, desenvolve a linguagem, o pensamento, a concentração e a atenção.
A melhora da motricidade, por exemplo, atinge índices bem mais satisfatórios com uma motivação como a trazida pela brincadeira. No lúdico as crianças colocam todas suas potencialidades. quando incentivadas através dos brinquedos.
Os adultos podem fornecer, maiores nutrientes para o seu desenvolvimento, enriquecendo ainda mais sua aprendizagem, dando subsídios, deixando que ela por si só, tenha suas conclusões e suas aprendizagens. A importância da família neste desenvolvimento, que mesmo não possuindo conhecimento teórico, pode através das brincadeiras fazer sua relação afetiva, trazer suas experiências passadas, resgatar histórias, contando-as e revivendo-as junto com a criança,
...