TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DO GERENTE EM CORREIAS DE COMBUSTÍVEL EM ARAGUATINE

Projeto de pesquisa: IMPORTÂNCIA DO GERENTE EM CORREIAS DE COMBUSTÍVEL EM ARAGUATINE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.294 Palavras (14 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 14

A IMPORTÂNCIA DO GERENTE NOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS EM ARAGUATINS-TO.

¹VICTOR PABLO DIAS PIRES

bola.campo@hotmail.com

Resumo: Este artigo relata a importância da formação especifica para o gerenciamento de postos de combustíveis, através de dados e conceitos em determinado sistema de gestão de processos em unidades de posto de combustíveis em Araguatins-TO. Utilizou-se como metodologia: estudo de caso e entrevistas estruturadas, onde três (03) postos locais foram entrevistados. A pesquisa foi motivada pela consciência de que os comportamentos humanos que circundam e influenciam a dinâmica de um ambiente podem ser responsáveis pela melhoria contínua dos processos produtivos. Como resultados foram obtidos fatores determinantes para o sucesso do gerenciamento para um processo de organização de qualidade. Estes fatores traduzem uma lógica de atuação ampliando a possibilidade de êxito num caso de implantação de um sistema de gerenciamento com qualificação especifica.

Palavras chave: Postos; combustíveis; gerenciamento; qualificação; importância.

Abstract: This paper discusses the importance of specific training for the management of gas stations, using data and concepts of the factors influencing success in a given system management processes in units of fuel stations in Araguatins-TO. Was used as a methodology: a case study and structured interviews, where 03 local posts were interviewed listed the levels of factors hypothesized to influence the success of this process. The research was motivated by the awareness that human behaviors that surround and influence the dynamics of an environment may be responsible for continuous improvement of production processes. As results were decisive factors for the success of management processes for a quality organization. These factors translate into a logic of action increasing the possibility of a successful case of implementation of a management system with specific qualifications.

Keywords: Fuel; fuels; management; qualification; importance

1 INTRODUÇÃO

De acordo com a Resolução CONAMA 273/00 entende-se por Posto Revendedor de Combustíveis (PRC):

“...a instalação onde se exerce a atividade de revenda varejista de combustíveis líquidos derivados de petróleo, álcool combustível e outros combustíveis automotivos, dispondo de equipamentos e sistemas para armazenamento de combustíveis automotivos e equipamentos medidores”

Segundo ANP (2004a), no Brasil existem treze 13 refinarias, 19 terminais marítimos e 20 terminais terrestres, 100 bases de distribuição, 179 distribuidoras, 25.680 postos revendedores de combustíveis e um consumo de 1.600 mil barris/dia de produtos derivados de petróleo. No ano de 1995, o consumo de álcool, gasolina e diesel no país foi de 33, 38 e 82 milhões de litros/dia, respectivamente. Em Araguatins_TO, temos 04(quatro) postos de distribuição de Combustíveis, destes 01(hum) esta localizado no centro da cidade. E nenhum deles tem uma gerência qualificada.

De acordo com OLIVEIRA (1999), problemas no armazenamento de combustíveis derivados de petróleo conduzem a quatro impactos principais: o prejuízo à saúde humana por ingestão de líquidos e inalação dos compostos; o risco de incêndio e explosão causado pelo acúmulo de combustíveis e seus vapores em estruturas subterrâneas; o risco de perfurações de tanques e tubulações durante obras e manutenções e a contaminação do solo e da água subterrânea por compostos tóxicos. Levando-se em consideração o grande número de postos revendedores de combustíveis existentes no Brasil e sua localização, muitas vezes, em regiões intensamente povoadas, é de fundamental importância a realização de avaliações das condições construtivas, de manutenção e de funcionamento dos PRC’s. (Posto Revendedor de Combustível).

Explorar o conhecimento como um recurso, para o aumento da produtividade, para a qualidade e inovação. Tendo como base o declínio das formas tradicionais de trabalho, a reestruturação do trabalho e das organizações, como conseqüência da aplicação e das limitações das tecnologias de informação e comunicação, trouxe para a alta importância das práticas gerenciais.

A educação e a formação de profissionais devem cobrir a globalidade destas áreas administrativas. Além disso, deve ser tido em consideração o desenvolvimento das competências e capacidades do Profissional Gerente.

. Os gestores possuem as capacidades necessárias à gestão dos ativos de conhecimento com vista a melhorar a capacidade da organização? Diante desses questionamentos é que o presente artigo tem como objetivo principal desenvolver um estudo de caso em um posto revendedor de combustíveis para analisar o sistema de Gestão implantados. A realização deste trabalho se desenvolverá de maneira seriamente comprometida com a ética e em conformidade com a realidade do estudo a ser realizado beneficiando-se de métodos como: observação de prática do gerenciamento entrevista com gestores dos postos de combustíveis e pesquisa bibliográfica, para concluir com uma análise das informações adquiridas. O embasamento teórico servirá para a formulação dos questionários aplicados aos funcionários e aos clientes do posto revendedor de combustíveis estudado e também como base para as observações realizadas no local.

2 TÉCNICAS DE GESTÃO APLICADAS NAS ORGANIZAÇÕES

Estudar as técnicas administrativas é analisar a relação dinâmica e interdependente existente entre a teoria e a prática na Administração. Portanto, analisar criticamente a práxis gerencial identificando conceitos e concepções inerentes às diferentes abordagens no trabalho realizado pelos administradores no seu dia-a-dia.

2.1 Administração por Objetivos (APO)

É uma técnica que incentiva os subordinados a participarem da fixação dos objetivos organizacionais, contrariando a concepção clássica de que os objetivos devem ser definidos pelo topo da pirâmide.

Na APO, o superior dá as diretrizes da empresa e pede ao subordinado que elabore suas próprias metas. Estas são discutidas por ambos e postas em prática. Esta técnica, se aplicada com o envolvimento dos participantes e sem má-fé, pode ter efeitos motivacionais positivos. Além disso, os objetivos tornam-se claros para todos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com