INCLUSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS MAIS BAIXOS NIVEIS ESCOLARES
Dissertações: INCLUSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS MAIS BAIXOS NIVEIS ESCOLARES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LorenaBoaventura • 24/3/2014 • 354 Palavras (2 Páginas) • 1.319 Visualizações
INCLUSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS MAIS BAIXOS NIVEIS ESCOLARES
A inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro quando há conciliação da proteção do meio ambiente como o desenvolvimento econômico que é o grande desafio da atualidade para propiciar uma qualidade de vida ordenada na sociedade, por isso, formar cidadãos conscientes desde as séries iniciais da educação escolar é fundamental para mostrar que no mundo em que vivemos entra em desordem quando o lixo descartado de forma incorreta degrada o meio ambiente contaminando o solo e a água que são essenciais para nossa sobrevivência.
No passado a educação nos mais baixos níveis escolares preocupou-se principalmente em alfabetizar, em ministrar o conteúdo de maneira a formar um cidadão detentor do conhecimento secular e não preocupado com a sustentabilidade à sua volta, ou seja, era importante o aluno adquirir conhecimento sem se preocupar em aplicá-lo de no contexto sócio ambiental e na diversidade cultural.
A educação ambiental visa mostrar que o capitalismo precisa se preocupar com condutas e atividades lesivas ao meio ambiente que a destruição do ambiente que vemos a nossa volta pode prejudicar nossa saúde, exemplo disso é o desmatamento de florestas como a amazônica para criação de pastagens e as queimadas, ambos destroem a biodiversidade natural que muitas vezes não podem ser recuperadas além poluir o ar que respiramos.
O meio urbano tem direito a uma vida sustentável como moradia, saneamento ambiental, infra-estrutura, água tratada, transporte coletivo, praças públicas revitalizadas, trabalho e lazer. Indivíduos urbanos ecologicamente conscientes são mais preocupados e críticos com relação ao meio ambiente em que vivem contribuirão consideravelmente na melhoria da qualidade de vida, na proteção e conservação do meio ambiente à sua volta.
Para estabelecer uma ponte entre o Brasil do passado, presente e futuro, é imprescindível uma educação de qualidade formadora de cidadãos comprometidos com a vida social solidária já no ensino fundamental e em suas diversas disciplinas preparando-os para os desafios de uma sociedade cada vez mais demandante de informação, formação e conhecimento. A superação dessa situação se dará pelo investimento intensivo na educação ambiental desde suas séries iniciais.
...