INCUBADORA DE EMPRESAS
Ensaios: INCUBADORA DE EMPRESAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KAYLINE • 10/5/2014 • 468 Palavras (2 Páginas) • 277 Visualizações
O que é uma incubadora?
Uma incubadora tem como objetivo oferecer suporte a empreendedores para que eles possam desenvolver ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso desenvolvimento de . pequenas empresas ou microempresas, apoiando-as nas primeiras etapas de suas vidas.
As incubadoras universitárias tem como objetivo alocar empresas inovadoras com isso, oferece infraestrutura, capacitação e suporte gerencial, orientando os empreendedores dando assessoria empresarial contábil, financeira e jurídica, além de dividir , entre outras empresas instaladas recepção telefonista etc .
Existem vários tipos de incubadoras: as de base tecnológica (abrigam empreendimentos que realizam uso de tecnologias); as tradicionais (dão suporte a empresas de setores tradicionais da economia); as mistas (aceitam tanto empreendimentos de base tecnológica, quanto de setores tradicionais) e as sociais (que têm como público-alvo cooperativas e associações populares).
De acordo com dados de um estudo realizado em 2011 pela Anprotec e pelo Ministério de Ciência,Tecnologia e Inovação (MCTI), lançado neste ano, o Brasil tem 384 incubadoras em operação, que abrigam 2.640 empresas, gerando 16.394 postos de trabalho. Essas incubadoras também já graduaram 2.509 empreendimentos, que hoje faturam R$ 4,1 bilhões e empregam 29.205 pessoas.
Uma incubadora de empresas é um mecanismo que estimula a criação e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas (industriais, de prestação de serviços, de base tecnológica ou de manufaturas leves), oferecendo suporte técnico, gerencial e formação complementar do empreendedor. A incubadora também facilita e agiliza o processo de inovação tecnológica nas micro e pequenas empresas. Em geral, as incubadoras dispõem de um espaço físico especialmente construído ou adaptado para alojar temporariamente micro e pequenas empresas e oferece uma série de serviços, tais como cursos de capacitação gerencial, assessorias, consultorias, orientação na elaboração de projetos a instituições de fomento, serviços administrativos, acesso a informações etc.
Incubadora de Empresas – para que serve?
Iniciar uma empresa requer muito trabalho e dedicação, principalmente nos primeiros anos, tanto na estruturação física, quanto na gestão administrativa e financeira. Desafios sempre vão existir e os empresários devem estar dispostos e bem preparados para superá-los.
Uma incubadora entra como facilitadora, para que a empresa possa se estabelecer no mercado, possibilitando maior contato entre fornecedores e clientes, dando auxilio no desenvolvimento de produtos ou serviços, cedendo espaço físico e demais materiais, auxiliando na segmentação de mercado, posicionamento e na busca constante pela inovação.
Poucas são as empresas que entram no mercado, sem auxílio de uma incubadora, tendo acesso a todos esses aparatos, o que dificulta a estabilização dos negócios. Muitas delas se comprometem com empréstimos financeiros, a juros altos, para dar início ao negócio, prejudicando assim a viabilização do retorno financeiro a curto ou médio prazo.
As incubadoras dão impulso às empresas entrantes, dando suporte na elaboração do plano de negócio, na conquista de clientes, fornecedores, recursos materiais
...