TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDICE DE INSTALAÇÃO DE NEGÓCIOS

Projeto de pesquisa: INDICE DE INSTALAÇÃO DE NEGÓCIOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.573 Palavras (19 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO 4

1- INDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL 4

1.1.O Que é o ISE-BOVESPA ....................................................................................7

1.1.1.A Empresa ganha algo em integrar esse tipo de índice 8

1.1.2.Quantas Empresas integram atualmente o ISE-BOVESPA................................8

2-LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL...................................................................9

2.1 Contribuições para a transparência das contas públicas.....................................10

3 AGRONEGOCIO,CONSTRUÇÃO CIVIL E TERCEIRO SETOR...........................11

3.1. A expansão destas atividades econômicas.........................................................15

3.2 Oportunidades de atuação do profissional da Contabilidade...............................16

4- DESENVOLVA SUAS CONCLUSÕES DA PESQUISA.........................................17

CONCLUSÃO............................................................................................................19

REFERÊNCIAS..........................................................................................................21

INTRODUÇÃO

O presente trabalho, utilizando como base os diversos assuntos abordados nos conteúdos das disciplinas do 6º semestre, dando ênfase ao Tema CONTABILIDADE APLICADA, explanarei alguns tópicos tais como: Índice de Sustentabilidade empresarial, Lei de responsabilidade Fiscal, Agronegócio, Construção Civil e Terceiro Setor

Sabemos que com a globalização as organizações buscam cada vez mais ferramentas de controles de seus custos, com o objetivo de tornarem-se mais competitivas perante os concorrentes.

Portanto, este trabalho tem o objetivo de abordar alguns pontos relevantes levando os administradores a buscar cada vez mais a figura do profissional contábil.

DESENVOLVIMENTO

O Campo de atuação da contabilidade é muito amplo, não se limita apenas aos grandes empreendimentos, visto que diferentes ramos de atividades sejam elas industriais, agrícolas, bancárias e de prestação de serviços, no mundo de hoje, necessitam de uma contabilidade forte e consolidada, executada de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade e evidenciada por meio das respectivas Resoluções do Conselho Federal de Contabilidade. Contudo, a Contabilidade pode ser aplicada tanto as entidades de caráter privado ou público, quanto às sem fins lucrativos. Vejamos a seguir alguns tópicos e os eixos norteadores importantes no processo de atuação da CONTABILIDADE APLICADA.

1- INDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Vejamos acima os pilares da Sustentabilidade Empresarial, para melhor entendimento do assunto.

Sustentabilidade para o setor empresarial representa uma nova abordagem para se fazer negócio, com inclusão social e respeito à diversidade. É preciso que o ambiente organizacional empresarial independente de seu porte tenha atitudes sustentáveis e tome consciência que grande parte das agressões ao meio ambiente geralmente, são elas as responsáveis, devido muitas vezes a exploração de suas atividades. Dessa forma, as empresas acabaram definindo um conjunto de práticas que procuram demonstrar o respeito e a sua preocupação com as condições do ambiente em que estão inseridas. Com isso, buscam equilibrar lucros com preservação ambiental, ou seja, adotam um modelo de gestão que não considera apenas o lucro, mas também as pessoas e o planeta.

A Sustentabilidade Empresarial engloba TRÊS PILARES no qual destacam as perspectivas financeira, ambiental e social. É O chamado TRIPÉ DA SUSTENTABILIDADE ou o “triple bottom line” (People, planet and Profit).

A representação acima significa que, ao buscar o sucesso econômico que geralmente é o mais importante objetivo das empresas com fins lucrativos, as organizações sustentáveis não deixam de lado as demais perspectivas que representam as preocupações com o meio ambiente e com relações humanas internas e externas à organização.

Esse tripé é o que deve orientar os gestores das empresas, promovendo a interação com o meio ambiente a fim de garantir o acesso das futuras gerações aos recursos naturais; com o mercado, para preservar a competitividade e continuidade da empresa; e com seus colaboradores, levando em conta a responsabilidade Social.

Conforme demonstração, no tripé está contidos os aspectos ambiental, social e econômico.

AMBIENTAL Mantê-lo equilibrado e conservado o Meio Ambiente é obrigação de todos, inclusive das empresas. Portanto, uma empresa que deixa de fazer somente o exigido e vai alem, buscando novas idéias, contribui de forma significativa com a sustentabilidade. Exemplos de ações que contribuem significativamente com o meio ambiente: programas que visam a preservação da fauna e flora, educação ambiental, construção de prédios ecologicamente corretos.

SOCIAL

Envolve as preocupações com o bem-estar social humano, seus direitos e suas relações em grupo. A empresa que visa ser sustentável se preocupa com o social, seja da comunidade , seja de seus colaboradores. É preciso a empresa pensar em outros aspectos como o bem estar dos seus funcionários, propiciando, um ambiente de trabalho agradável, pensando na saúde do trabalhador e de sua família.

ECONOMICO Envolve preocupações com os resultados das organizações a partir da realização de suas atividades. É o aspecto econômico que irá barrar ou liberar investimentos nos dois aspectos já mencionados anteriormente. A empresa deve estar aberta a divulgar os valores de seus investimentos, pois isto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com