INFÂNCIA, EDUCAÇÃO E LEITURA
Resenha: INFÂNCIA, EDUCAÇÃO E LEITURA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: M12a13r14i15a16 • 12/2/2015 • Resenha • 242 Palavras (1 Páginas) • 140 Visualizações
INFÂNCIA, EDUCAÇÃO E LEITURA
O conceito de criança desde que o mundo é mundo sofreu grandes transformações. Vindo é lógico, primeiramente da Europa e só chegando no Brasil e em Portugal, muito depois de ter sofrido grandes transformações.
No início as crianças eram tratadas como adultos em miniatura, as crianças eram ignoradas e não tinham uma preocupação na educação para as crianças.
Ao longo dos tempos começou –se a se preocupar em formar crianças para o futuro, para governar, administrar os bens das famílias, mais ainda com uma ideia muito atrasada do que era educação para as crianças.
As crianças eram educadas em casa, depois se criou os colégios internos, mas isto para a burguesia, os pobres e menos favorecidos em segundo plano, mas isto em se tratando de Europa; em Portugal e no Brasil a educação para as crianças só chegou com a Republica. A escola nova entrou em confronto com a igreja católica que detinha o poder de ensinar a ler e a escrever.
As crianças liam os mesmos livros que os adultos, não se tinham uma preocupação em escrever para crianças. Só mais tarde é que foram surgindo escritores que criaram obras pensando nas crianças, e assim mesmo livros que nos conceitos de hoje estão ultrapassados, porque a cultura da época era totalmente diferente dos tempos atuais.
A partir de 1931 é que Monteiro Lobato, começou a escrever livros voltados para crianças, é que as mesmas começaram a ter livros próprios para serem lidos.
...