INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Trabalho Escolar: INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deisymamedes • 15/5/2014 • 441 Palavras (2 Páginas) • 1.117 Visualizações
INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
1. Todo conhecimento científico é oriundo do senso comum?
R.: A ciência distingue-se do senso comum porque este é uma opinião baseada em hábitos e tradições, enquanto o conhecimento científico baseia-se em pesquisas, investigações metódicas e sistemáticas e na exigência de que as teorias sejam internamente coerentes e digam a verdade sobre a realidade. A ciência é conhecimento que resulta de um trabalho racional. Temos como exemplo que o sol nascerá amanhã de manhã novamente, é uma convicção que tanto cientistas como leigos têm. O que difere é que enquanto no senso comum as pessoas acreditam simplesmente pelo hábito, que o sol sempre nasceu, sem saber dar motivos para seu julgamento, o cientista saberá explicar porque amanhã o sol nascerá com base na teoria do movimento de rotação da terra.
2. Apresente um quadro comparativo das características dos saberes espontâneos e do conhecimento científico?
Saberes espontâneos Conhecimento científico
Pré-conceitos Teórico
Generalidade Regularidade
Subjetivo Objetivo
Baixo poder critico Alto poder critico
Linguagem vaga Linguagem cientifica
Não tem limite de validade Tem limite de validade
3. Deem 2 exemplos de conhecimento do senso comum (ou saberes espontâneos).
• Cortar os cabelos na lua crescente faz com que os cabelos cresçam mais rápido.
• Pessoas do interior do nordeste tem um método de prever as ocorrências de chuvas em determinada época do ano.
PERCURSO HISTÓRICO DA FORMULAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
1. Descreva a concepção mitológica grega. Deem um exemplo de explicação mítica que você conhece, ou já ouviu.
R.: De acordo com os gregos, os deuses habitavam o topo do Monte Olimpo, principal montanha da Grécia Antiga. Deste local, comandavam o trabalho e as relações sociais e políticas dos seres humanos. Os deuses gregos eram imortais, porém possuíam características de seres humanos, e cada deus tinha uma atribuição, como Hades o deus dos mortos, Ares o deus da guerra, Zeus o deus dos deuses etc. Na mitologia grega também acreditava no minotauro, que era um monstro que tinha corpo de homem e cabeça de touro; o sátiro era uma criatura meio homem e meio bode etc.
2. Qual a grande contribuição dos filósofos gregos (pré-socráticos) para o início da construção do pensamento científico?
• Heródoto de Alicarnasso contribuiu para o ramo da história, empregou o conhecimento de viajante ao dos logógrafos, fazendo narrativa simples e buscando o sentido profundo da evolução histórica.
• Tales de Mileto contribuiu para filosofia criada por Pitágoras, onde o homem busca o conhecimento.
• Lêicipito e Demócrito contribuíram para a
...