TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO À ECONOMIA Reinaldo Pacheco da Costa

Projeto de pesquisa: INTRODUÇÃO À ECONOMIA Reinaldo Pacheco da Costa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  2.134 Visualizações

Página 1 de 6

Jameson F. Sanches de Melo Turma 18 - CELOG

INTRODUÇÃO À ECONOMIA Reinaldo Pacheco da Costa

Questões:

1. Rentabilidade: o que é e como analisar a rentabilidade econômica de uma firma?

A rentabilidade é um indicador de desempenho empresaria que mostra ao empreendedor a velocidade de retorno do capital investido.

Um forma simples de se determinar a rentabilidade econômica é pelo cálculo de uma taxa de juros percentual resultante da divisão do lucro por períodos pelo investimento inicial. Para uma empresa o lucro total pode ser calculada pela equação:

L = R-C onde:

L=Lucro

R: Receita

C: Custo

Porém, só o cálculo do lucro total pode não se suficiente para determinar se o lucro é bom ou não. Neste caso, deve ser aplicado o conceito da rentabilidade empresarial pela taxa de retorno – TR, conforme equação abaixo:

TR=L/I onde:

TR= Taxa de Retorno (% por ano)

L= Lucro no ano

I= Investimento Inicial

Para comparar se a taxa obtida é razoável, uma forma é compará-la com taxas que refletem o custo de oportunidade de capital (COC).

2. Rentabilidade da firma e a macroeconomia brasileira: como relacioná-las?

Uma forma de relacionar a rentabilidade de uma empresa com a macroeconomia brasileira é compará-la com taxas de retorno que poderiam ser obtidas com aplicações alternativas, conhecidas como taxas que refletem o custo de oportunidade do capital (COC) . Uma taxa que pode ser considerada como um custo de oportunidade do capital no Brasil, e tem total relação com as contas nacionais e a macroeconomia brasileira é a taxa básica de juros, pois numa primeira aproximação um indivíduo pode escolher entre aplicar seu capital numa empresa ou emprestar ao Estado brasileiro. Vale ressaltar que este empréstimo ao Estado (bônus do tesouro nacional), está presente em vários produtos financeiros existentes no mercado financeiro brasileiro, como os Fundos de Investimento, Títulos do tesouro, dentre outros.

3. Mercado: o que é uma economia de mercado?

De acordo com Cortês, (CÔRTES, 1978) apud CONTADOR et al. (2001; p. 535), mercado é o lugar ou o contexto onde se encontram compradores e vendedores com a finalidade de estabelecer um preço comum e uma quantidade de equilíbrio por unidade de tempo. As estruturas de mercado é um fator importante que precisa ser acompanhado pela economia em função da sua interferência direta no sistema.

Sob o ponto de vista da teoria Neoclássica, economia de mercado é o equilíbrio entre a oferta e a demanda, assim, o sistema entrará em equilíbrio somente no ponto em que a oferta for igual a demanda, é ponto virtual de equilíbrio.

4. Firma competitiva: como uma firma compete no(s) mercado(s)?

Produzindo de acordo com a escala de preferência (valores) manifestada pelos consumidores através do mercado. Fatores como necessidade do produto, qualidade e preço são alguns dos fatores diretamente ligados à competitividade da empresa no mercado.

5. Estruturas de mercado: o que são imperfeições de mercado e como agir nos mercados competitivos e não competitivos?

Imperfeição de mercado pode ser denominada como uma prática abusiva entre os competidores nos diferentes mercados, daí a importância de sempre se considerarem as estruturas de mercado: monopólio, oligopólio e outras formas concorrenciais na análise da formação dos preços.

Os mercados competitivos são os menos “imperfeitos” pois produz a necessidade das empresas fornecerem os melhores produtos e serviços ao menor preço com a finalidade de fidelizarem os clientes.

Nos mercados não competitivos há limitações para entrada de empresas nesses mercados e geralmente poucas ou apenas uma empresa é responsável por fornecer o produto.

Muitas vezes a entrada de empresas em determinado mercado é restrita devido a pouca disponibilidade de recursos (que tornaria inviável a competição) ou por imposição do governo, que pode ter a intenção de privilegiar um grupo. Nesses casos os consumidores geralmente são prejudicados, principalmente porque não conseguem se organizar para se opor com efetividade.

6. Teoria da Firma: como se analisa a economia da firma quando se varia o volume de produção?

Considerando uma estrutura de mercado perfeito onde a concorrência é livre, quem determina o preço do produto ou serviço é o mercado, cabendo à empresa determinar o volume de produção. Neste caso, empresa deve produzir no patamar em que sua receita marginal se iguale ao custo marginal de produção.

7. Econometria: Como prever a demanda? Como pesquisar a quantidade demandada de um produto em função de seus preços?

As técnicas geralmente utilizadas para análise e previsão de mercado (oferta e demanda), envolvem métodos quantitativos - geralmente estatísticos, como, por exemplo, séries temporais ou modelos causais (cross-section)-, e métodos qualitativos do tipo pesquisa de mercado, entre outros.

Basicamente, existem dois grupos de métodos de previsão: quantitativo e qualitativo. O método quantitativo se preocupa basicamente em ajustar um modelo formalizado de previsão aos dados históricos da empresa de forma a projetar as vendas futuras.

O método qualitativo realiza uma previsão de vendas a partir de julgamentos pessoais e subjetivos de quem esteja fazendo a previsão.

Muitas empresas podem aumentar as vendas com a redução de seus preços. A estimativa da função demanda possibilita a construção do gráfico de ponto de equilíbrio. A receita de uma empresa quando o preço não é dado pelo mercado e sim dado somente pela função demanda tem a forma da curva uma função não linear. Isto é importante porque na situação em a que a firma pode vender mais diminuindo seus preços, esta é capaz, em algumas situações, de aumentar o seu lucro total.

8.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com