INTRODUÇÃO À TOPOGRAFIA
Projeto de pesquisa: INTRODUÇÃO À TOPOGRAFIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ATSALGADO • 28/6/2014 • Projeto de pesquisa • 9.219 Palavras (37 Páginas) • 435 Visualizações
INTRODUÇÃO À TOPOGRAFIA
I - DEFINIÇÃO
Topografia é o conjunto dos princípios, métodos, aparelhos e convenções utilizados para a determinação do contorno, das dimensões e da posição relativa de uma porção limitada da superfície da terra, sem levar em conta a curvatura resultante da esfericidade terrestre.
Assim, pode-se, sempre, figurar em um plano a imagem da região considerada, o que equivale a projetar sobre um plano, que se supõe horizontal, não só os limites da superfície a representar como todas as particularidades notáveis, naturais ou artificiais, do terreno, conforme exemplifica a figura 1.
Etimologicamente, a palavra topografia deriva do grego “topos” ( lugar ) e “graphen” ( descrever) , significando a “ descrição exata e minuciosa de um lugar ”.
Cada ponto da superfície física, A,B e C, (fig. 1) é projetado verticalmente sobre o Geóide, em Ao, Bo e Co; o conjunto de todos os pontos constitui a representação planimétrica do terreno.
Para conhecer a posição efetiva dos pontos A,B, etc. basta pois determinar e representar convenientemente, com números ou com curvas de nível, os comprimentos dos segmentos AoA, BoB, CoC, etc., ou seja as altitudes dos próprios pontos.
II - DIVISÃO DA TOPOGRAFIA
1. TOPOMETRIA - PLANIMETRIA E ALTIMETRIA
2. TOPOLOGIA
3. TAQUEOMETRIA
4. FOTOGRAMETRIA
1. TOPOMETRIA: Estuda o conjunto de métodos empregados para a obtenção de elementos geométricos necessários para o traçado da planta.
1.1 PLANIMETRIA : Representa em projeção horizontal os detalhes existentes na superfície. As medidas angulares e lineares são efetuadas em planos horizontais, obtendo-se portanto, ângulos azimutais e distâncias horizontais.
1.2 ALTIMETRIA : Determina as cotas ou distâncias verticais de um certo n de pontos referidos ao plano horizontal de projeção.
2 TOPOLOGIA : Estuda as formas exteriores da terra e leis que regem o seu modelado.
3 TAQUEOMETRIA : Tem por finalidade o levantamento de pontos do terreno por processos indiretos.
4 FOTOGRAMETRIA : Utiliza medidas feitas em fotografias (terrestre e aéreas) orientadas para definir a forma e as dimensões dos objetos nelas contidos. Aplicação: reconhecimento geológico, arqueologia, astronomia, etc.
III- LIMITE DA TOPOGRAFIA
Na grande maioria de levantamentos em que a precisão relativa pode ser da ordem de 1 : 200.000, o raio do campo topográfico é de aproximadamente 25 km.
IV – A TOPOGRAFIA E SUAS RELAÇÕES COM A ENGENHARIA E ARQUITETURA
Ao se projetar qualquer obra de engenharia, arquitetura ou urbanismo, se impõe o prévio levantamento topográfico do lugar onde a mesma deverá ser implantada, como por exemplo, obra viária, núcleos habitacionais, edifícios, aeroportos, hidrografia, usinas hidrelétricas, telecomunicação, sistema de água e esgoto, planejamento, urbanismo, paisagismo, etc.
Fazer um levantamento é proceder a todas as operações necessárias para alcançar os objetivos da Topografia, isto é, a medição dos ângulos e distâncias e a execução dos cálculos e desenhos indispensáveis para representar, fielmente, no papel, os elementos colhidos no terreno.
Todo levantamento topográfico comporta duas operações:
a) uma puramente geométrica, que consiste na determinação de pontos, de maneira a realizar a ossatura do levantamento: é o que se chama o levantamento do “canevas”.
b) Outra de caráter nitidamente artístico, que consiste em representar por convenções todos os detalhes do terreno, tais como: divisas, matos, rios, estradas, povoações, etc., assim como sua conformação altimétrica por curvas de nível ou similares.
A planta planialtimétrica portanto, é indispensável à elaboração de qualquer projeto.
A fase seguinte ao projeto é a locação da obra. É a operação inversa do levantamento, ou seja, passa o que está no papel para o terreno.
V- INTRODUÇÃO À GEODÉSIA
Na segunda metade do século XX, a definição de geodésia passou por três alterações que refletem a evolução científica e tecnológica do mundo moderno. Até a década de 1950, ela manteve-se na terminologia de Helmert (1880), que definiu a Geodésia como a ciência que estuda a forma e as dimensões da Terra. Mas, com o advento da era espacial, que se iniciou com o lançamento do primeiro satélite artificial em 1957, proporcionando informações globais do campo de gravidade até então desconhecidas dos geodesistas, marcou uma nova fase da Geodésia que inclui na sua definição o estudo do campo de gravidade. Assim, na década de sessenta a Geodésia passou a ser definida como a ciência que estuda a forma, as dimensões e o campo de gravidade da Terra. Mas essa definição ainda não mensurava as variações temporais do posicionamento e do campo de gravidade que a instrumentação moderna podia detectar e a metodologia geodésica poderia estudar a partir da década de 1970. Isso levou os geodesistas a uma nova modificação na qual a Geodésia recebeu a definição atual:
Geodésia é a ciência que estuda a forma, as dimensões, o
campo de gravidade da Terra e suas variações temporais.
A complexidade da geometria e da distribuição da massa terrestre conduzem a utilização de dois modelos: o elipsoidal e o geoidal, conforme figura.
‘
Isto significa que a determinação das coordenadas de pontos na superfície terrestre e a descrição do campo de gravidade externo envolvem três superfícies: a superfície física da Terra, a superfície geoidal e
...