Iara Ferrira
Dissertações: Iara Ferrira. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: eadi • 13/5/2014 • 9.441 Palavras (38 Páginas) • 316 Visualizações
IARA FERREIRA DA COSTA E SILVA
FINANÇAS EMPRESARIAIS
Anápolis
2011
finanças empresariais
Trabalho apresentado as disciplinas Administração Orçamentária, Administração Financeira, Matemática Financeira II, Direito Tributário e Teoria Econômica do curso de Bacharelado em Administração.
Anápolis
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Planejamento Financeiro - Características e Fundamentos...................................4
2.2 Demonstrativo Orçamentário.............................................................................5
2.2.1 A Demonstração do Resultado do Exercício Projetado.....................................5
2.2.2 Fluxo de Caixa................................................................................................7
2.2.3 A Necessidade de se cruzar o planejamento com a execução real e suas medidas.................................................................................................................9
2.2.4 Ferramentas de Análises de investimentos.....................................................11
2.2.5 Princípios básicos do valor do dinheiro no tempo...........................................12
2.2.6 Séries Uniformes de Pagamento...................................................................13
2.2.7 Séries Uniformes de Desembolso - Tributos empresariais..............................13
3 ANÁLISES.........................................................................................................17
3.1 A Evolução da Inflação, juros e câmbio no Plano Real......................................17
4
CONCLUSÕES 25
REFERÊNCIAS 27
INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda os temas estudados durante o semestre, e busca fixar a teoria interligada à prática através da produção textual que se segue.
O objetivo geral é expor o conhecimento adquirido durante as aulas e o conteúdo estudado no dia a dia, dando ênfase às Finanças Empresariais em seu amplo contexto, tendo como base seus principais fundamentos e características. Evidenciando a importância do planejamento financeiro para a sobrevivência das empresas.
No decorrer deste Portifólio serão descritos os conceitos sobre o tema e expostas idéias dos autores que escreveram sobre Planejamento Financeiro.
Para tal foi feita uma pesquisa em sites relacionados ao assunto, na biblioteca virtual da Unopar e nos livros acadêmicos do curso de Administração.
DESENVOLVIMENTO
2.1 Planejamento Financeiro – Características e Fundamentos
A administração financeira faz parte das ciências empresariais, pois, juntamente com contabilidade, marketing e direito, se encarrega da gestão de empresas, contribuindo para o desenvolvimento e desempenho financeiro para a geração de riquezas. (SANTOS, 2010).
A tentativa de prever as ocorrências futuras e estar preparado para agir de forma a evitar surpresas desagradáveis no funcionamento e na gestão do empreendimento é como podemos entender o que é o planejamento. Segundo Sanvicente e Santos (1983, p. 155), planejar, numa abordagem geral, é estabelecer com antecedência as ações a serem executadas, além de estimar recursos e definir responsabilidades para o alcance dos objetivos.
O conceito literal de planejamento é o ato ou efeito de planejar; trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro e métodos determinados; planificação, processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações (pelo governo, pela direção de uma empresa, etc.) visando à consecução de determinados objetivos; elaboração de planos ou programas governamentais, especialmente na área econômica e social. Já financeiro significa, relativo às finanças, à circulação e gestão do dinheiro e de outros recursos líquidos.
Contudo, o conceito de planejamento financeiro tem-se a junção desses dois conceitos levados para um plano empresarial. Atualmente onde a economia sofre variações e encontra-se vulnerável.
O objetivo é prever incidentes relacionados às finanças da empresa e desenvolver planos alternativos. Através de um bom planejamento financeiro tem-se a garantia de que os objetivos e planos traçados em relação às áreas particulares de operação da empresa sejam viáveis e internamente coerentes. Além de ajudar a estipular metas, deixando os gestores motivados, oferecendo os mecanismos para avaliação dos resultados.
Pode-se realizar o planejamento financeiro em duas etapas, a longo e em curto prazo. A longo prazo para para Gitman (1997, p.588) “Os planos financeiros a longo prazo são ações projetadas para um futuro distante, acompanhado da previsão de seus reflexos financeiros. Tais planos tendem a cobrir um período de dois a dez anos, sendo comumente encontrados em planos qüinqüenais que são revistos periodicamente à luz de novas informações significativas”. E em curto prazo segundo Gitman (1997, p.588) “os planos financeiros a curto prazo são ações planejadas para um período curto (de um a dois anos) acompanhado da previsão de seus reflexos financeiros”. Não há uma definição globalmente aceita para finanças a curto prazo. A diferença mais significante entre finanças de curto prazo e finanças de longo prazo é a duração da série de fluxo de caixas.
2.2 Demonstrativos Orçamentários
Não existe uma formula de estruturar um orçamento e conseqüentemente de fazer sua avaliação e controle, isso varia de acordo com o tipo de orçamento e sua finalidade.
A importância de se fazer um demonstrativo orçamentário, é que a empresa estará preparada para arcar com todas as despesas previstas em orçamento e possíveis despesas a mais que possam surgir.
Segundo
...