Identificação Cursista
Tese: Identificação Cursista. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: antoniac11 • 19/3/2014 • Tese • 408 Palavras (2 Páginas) • 228 Visualizações
Identificação do cursista
Nome: Dalvirene de Oliveira Sousa
RG: 3374488-2.A
Produção textual – Total de 20 pontos
Produza um texto com o tema "Funcionário de sucesso: em busca da profissionalização e da formação em nível superior" (cujo nome também poderá ser alterado). Na história você deve elaborar um texto que apresente um funcionário de escola conquistando a cidadania, através da educação permanente, ou seja, buscando a formação técnica e a vontade de elevar seu grau de instrução em nível superior. Utilizando as sínteses da semana, a leitura das unidades 5 e 6 e a videoaula, invente uma história, descrevendo como o funcionário de escola conseguiu o tão almejado curso superior e os elementos que foram - ou não - fundamentais para que uma história fosse bem sucedida. (mínimo de uma lauda e máximo de duas laudas)
Boa produção!
Formação Continuada
O texto apresenta a Educadora Antonia Cardoso da Silva, funcionária publica em regime de contrato temporário atuando no CMEI da Boa Providencia da Rede Municipal de Educação de Goiânia desde 2001 e sua conquista como cidadania em busca de objetivos e projetos para sua vida profissional.
O processo de formação e profissionalização docente acima iniciou por volta o 2002 partindo da necessidade de ter termino do curso em Técnico de Magistério e com ingresso na atuação da educação iniciando-se sua vida acadêmica em uma Instituição particular no curso de Pedagogia. Muitos estudos com embasamentos teóricos e pesquisas de campos docente voltam-se, desde então, para a maneira como os professores vivenciam os processos de formação no decorrer de sua existência e privilegiam a reflexão sobre as experiências vividas no magistério.
Esse trabalho, baseados na história de vida como método de investigação qualitativa e como prática de formação técnica, procuram identificar, nas trajetórias do educador, questões de interesse para a pesquisa educacional, entre as quais: as razões da escolha profissional, as especificidades das diferentes fases da carreira, as relações de gênero no exercício do magistério, a construção da cidadania da docente, as relações entre a ação educativa e as políticas educacionais. O aperfeiçoamento constante vem da necessidade de o professor ser formado dentro de um sistema de classe não tendo, desse modo, condições de sozinho pensar a transformação social.
A profissionalização do docente do ensino superior se faz necessária para que se tenha uma qualidade na educação. Segundo Freire, “a educação deve levar o professor e o aluno a uma educação, que leve à tomada de decisão e à responsabilidade social e política”.
...