Ilha das Flores- Documentário
Por: Steroberta • 2/6/2015 • Abstract • 844 Palavras (4 Páginas) • 307 Visualizações
SINOPSE DO DOCUMENTÁRIO “ILHA DAS FLORES”
FICHA TÉCNICA:
Gênero: Documentário Experimental
Diretor: Jorge Furtado
Elenco: Ciça Reckziegel
Ano: 1989
Duração: 13 min
Cor: Colorido
Bitola: 35 mm
País: Brasil
O documentário começa com a trajetória dos tomates do Sr. Suzuki, um agricultor japonês, que vende seus produtos para supermercados na região de Porto Alegre (Rio Grande do Sul).
Dona Anete, trabalha como vendedora de perfumes, com o dinheiro que recebe em troca dos perfumes, ela vai a um supermercado de Porto Alegre e compra tomates e carne de porco para preparar o jantar de sua família. Contudo ela percebe que um dos tomates, segundo seu julgamento, não é apropriado para o consumo de sua família e o joga no lixo.
O tomate, junto com outros itens que compõem o lixo de Dona Anete é recolhido e enviado para um depósito, localizado a margem da metrópole que se localiza na Ilha das Flores. Um senhor, dono de um terreno na Ilha das Flores e criador de porcos, compra parte do lixo orgânico e manda seus empregados separarem que é identificado como apropriado para a alimentação dos porcos, o resto é aproveitado por seres humanos que não possuem dinheiro nem condições de terem uma vida digna e se darem ao luxo de escolher o que comer.
O filme foi feito há mais de 20 anos, mas o conteúdo do filme é bastante atual, mostrando a desigualdade social e a triste realidade que milhares de pessoas ainda vivem e que um indivíduo sem condições econômicas é considerado inferior aos animais e tratados com menosprezo, aponta claramente como essas pessoas são postas abaixo dos porcos, assinala o valor que o ser humano dá para seu igual, tratando o dinheiro de forma mais importante que a vida e a saúde das pessoas.
SINOPSE DO DOCUMENTÁRIO “UMA VERDADE INCONVENIENTE”
FICHA TÉCNICA:
Diretor: Davis Guggenheim
Elenco: Al Gore
Produção: Lawrence Bender, Scott Burns, Scott Z. Burns, Laurie David
Trilha Sonora: Michael Brook
Duração: 100 min.
Ano: 2006
País: EUA
Gênero: Documentário
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Participant Productions
Classificação: 12 anos
O filme foi lançado em 2006, no Festival de Sundance de Cinema, no mesmo ano estreou nas salas de Los Angeles e Nova Iorque, alcançando sucesso de crítica e bilheteria. Nele é explicada a atual situação do planeta onde o autor Al Gore (ex-vice-presidente dos Estados Unidos) expõe de forma convincente e baseada em estatísticas a real situação do planeta Terra.
O autor, que viajou e estudou bastante para entender melhor os problemas sofridos pela Terra, mostra os problemas climáticos de alguns países como Argentina, Itália e Himalaia, o documentário faz deferência ao fato de que 40% das pessoas no mundo recebem águas potáveis dos sistemas rios e fontes que são alimentados por mais da metade do derretimento das geleiras polares, e dentro de 40 anos essas mesmas pessoas enfrentarão escassez de água.
Ele também afirma que a evolução social e o rápido crescimento da população bem como o desenvolvimento desenfreado da indústria contribuem nas alterações climáticas ocorrentes em todo o planeta.
...