Resenha Ilha De Flores
Monografias: Resenha Ilha De Flores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: noeme • 2/6/2013 • 546 Palavras (3 Páginas) • 1.533 Visualizações
FURTADO, Jorge. “Ilha das flores”. Roteiro Original. Jorge Furtado, dezembro/1988. Produção: Casa de Cinema de Porto Alegre. Duração de 13minutos. Belém Novo, município de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul.
Resenhado por: Márcia Rosa .
O filme de Curta metragem com duração de 13minutos, do diretor Jorge Furtado conta a história de um japonês, o Sr. Suzuki, plantador de tomates na região de Porto Alegre. Dona Anete, percorre casas vendendo perfumes, de tais vendas, surge o lucro. Com o lucro, Dona Anete vai a um supermercado de Porto Alegre e compra tomates e carne de porco.
Entre os tomates comprados havia um considerado impróprio para o consumo que foi atirado no lixo.
Tal lixo foi recolhido e levado para um lugar apropriado. O que é lixo orgânico é separado e utilizado como alimento para os porcos. Esse lugar onde levam o lixo, ironicamente, é denominado de "Ilha das Flores". O problema é que, depois da coleta seletiva, que indicou o que poderia ser aproveitado pelos suínos, outros seres humanos passam a disputar as sobras do lixo.
A pobreza sempre existiu e a história comprova isso, e há parâmetros que acreditam que ela sempre existirá.
Apesar de o documentário ter sido feito há mais de 20 anos, seu conteúdo é bem atual, pois mostra os problemas que nós seres humanos continuamos enfrentando nos dias de hoje. Entre esses problemas o mais citado no documentário é a desigualdade social, má distribuição da renda, o egoísmo do ser humano e como o dinheiro nos domina.
No documentário foi reproduzido como funciona o capitalismo, é o termo que designa o sistema socioeconômico caracterizado pela propriedade privada dos principais meios de produção e a liberdade dos indivíduos para realizar contratos que regulem seus próprios interesses. Em geral a atividade econômica está orientada a rentabilidade. O elemento central do sistema capitalista é o mercado, já que a finalidade da produção é o intercâmbio e não o consumo direto. De acordo com a lei da oferta e da procura, o mercado regulariza os preços e as retribuições de todos os que interferem no processo de produção e distribuição.
Uma observação relevante, porém, é que em "Ilha das Flores" é posto em pauta a discussão a respeito da pobreza, da fome e da exclusão social. Observando a data em que o curta-metragem foi produzido, fica explicitamente claro que o contexto brasileiro atual e o do final da década de 1980 não mudaram significativamente, demonstrando que apesar dos avanços nas mais diversas áreas, a situação social continua apresentando disparidades enormes, abismos que interferem drasticamente no processo de formação de cidadãos e , concomitantemente, de uma sociedade menos contraditória.
A frase no inicio do filme “Deus não existe”, quer eximir as pessoas de suas responsabilidades, colocando a culpa em Deus, da pobreza e desigualdade social sendo que, a exclusão e a desigualdade são frutos do nosso sistema econômico.
No documentário a desigualdade mostrada e vivida por pessoas que só querem “sobreviver”, é causada por aqueles que não ajudam o próximo, que não conseguem enxergar um palmo à frente de seus narizes, pessoas que preferem jogar no lixo o que poderia servir de alimentos a seus
...