Imoboliario Postode Trabalho
Exames: Imoboliario Postode Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: herza • 1/10/2014 • 3.602 Palavras (15 Páginas) • 417 Visualizações
Mobiliário dos postos de trabalho
Sempre que o trabalho puder ser executado na posição sentada, o posto de trabalho deve ser planejado ou
adaptado para esta posição.
Para trabalho manual sentado ou que tenha de ser feito em pé, as bancadas, mesas, escrivaninhas e os painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação e devem atender aos seguintes requisitos mínimos:
a) ter altura e características da superfície de trabalho compatíveis com o tipo de atividade, com a distância requerida dos olhos ao campo de trabalho e com a altura do assento;
b) ter área de trabalho de fácil alcance e visualização pelo trabalhador;
c) ter características dimensionais que possibilitem posicionamento e movimentação adequados dos segmentos corporais.
Para trabalho que necessite também da utilização dos pés, os pedais e demais comandos para acionamento pelos pés devem ter posicionamento e dimensões que possibilitem fácil alcance, bem como ângulos adequados entre as diversas partes do corpo do trabalhador, em função das características e peculiaridades do trabalho a ser executado.
Os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender aos seguintes requisitos mínimos de conforto:
a) altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função exercida;
b) características de pouca ou nenhuma conformação na base do assento;
c) borda frontal arredondada;
d) encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteção da região lombar.
Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados sentados, a partir da análise ergonômica do
trabalho, poderá ser exigido suporte para os pés, que se adapte ao comprimento da perna do trabalhador.
Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados de pé, devem ser colocados assentos para descanso em locais em que possam ser utilizados por todos os trabalhadores durante as pausas.
DIVISÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO – PRDHS/DDAS/DSST
Parâmetros Ergonômicos Mínimos para Aquisição de Mobiliário
Para contribuir na especificação de mobiliário a ser utilizado pelos servidores no desenvolvimento de seu trabalho e oferecer elementos que possam auxiliar na especificação para compra, foram relacionados parâmetros ergonômicos mínimos que, se espera, venham a subsidiar a tomada de decisões adequadas e contribuir para a prevenção de problemas de saúde.
Isoladamente não existe mobiliário ou artefato por si só “ergonômico”. A adequação depende da interação entre os diversos componentes do trabalho realizado e as características dos usuários, em especial suas medidas corporais. Entre esses componentes estão: as atividades desenvolvidas, o trabalhador, os equipamentos e o ambiente. Para a ergonomia, é indispensável verificar inicialmente o que é feito, quem faz o que, onde, como e quanto de trabalho é realizado para especificar alguma medida preventiva ou corretiva. Há que se considerar tanto as atividades rotineiras como as de menor freqüência, como alcançar documentos, atender telefone, levantar para realizar outras tarefas.
Os funcionários deverão participar do estudo e da escolha do novo mobiliário que utilizarão, garantindo-se que todos tenham previamente lido com atenção o texto sobre uso do computador referido abaixo.
Recomendamos atenção para a leitura do texto “Uso de computador em condições ergonômicas – adequação de posto de trabalho” através do site www.dsst.ufsc.br, buscando à esquerda, o item Dicas e clicando em Uso de Computador ou diretamente no www.dsst.ufsc.br/computador.htm.
O posicionamento do mobiliário em relação às fontes luminosas e a adoção de posturas corporais adequadas são fundamentais na prevenção de desconfortos e lesões.
PARÂMETROS LEGAIS
A Norma. Regulamentadora nº17, emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, trata da Ergonomia e estabelece “parâmetros para a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente”.
Estabelece que o mobiliário dos postos de trabalho deve proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação, atendendo a requisitos mínimos:
- altura e características das superfícies de trabalho compatíveis com o tipo de atividade, com a distância requerida dos olhos ao campo de trabalho, regulando-se a altura do assento;
- ter área de trabalho de fácil alcance e visualização pelo trabalhador;
- ter características e dimensões que possibilitem o posicionamento e a movimentação adequada dos segmentos corporais.
Esta mesma NR indica que “em caso de atividades que exijam sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombros, dorso, e membros superiores e inferiores”. “deve-se incluir [durante a jornada de trabalho] pausas para descanso”.(grifos nossos)
ESPECIFICAÇÕES DE MOBILIÁRIO:
Mesa de trabalho
As dimensões devem atender às características antropométricas do usuário (para o que podem ser necessários acessórios para garantir sua adaptação como, por exemplo, apoios para os pés) assim como às características do local e do trabalho a ser realizado.
- Altura entre 68 e 75 cm, com variação de 1,5 cm. A altura ideal de uma mesa fixa deve ser de aproximadamente a altura do cotovelo ao se estar sentado com o apoio adequado de todo o pé do usuário no chão;
- Profundidade de aproximadamente 80 cm, possibilitando espaço confortável para movimentação das pernas do trabalhador;
- Superfícies em cor de tom pastel ou de madeira natural (cor clara), proporcionam contrastes mais adequados entre a mesa e papéis;
- Acabamentos foscos são preferíveis aos brilhantes (que podem propiciar reflexos);
-
...