Impactos Futuros do Aquecimento Global
Por: William Falabretti • 16/3/2016 • Seminário • 324 Palavras (2 Páginas) • 305 Visualizações
Tema: Impactos futuros do aquecimento global, ocasionados pelo ritmo acelerado do desmatamento do Brasil.
Problema: Quais medidas a serem tomadas para que parte das florestas do Brasil não se tornem regiões semidesérticas com temperaturas elevadas devido ao desmatamento?
Hipótese:Leis mais rígidas e eficazes de fiscalização em relação a atividades ilegais que contribuem para o excessivo desmatamento das florestas.
Aquecimento global é um fenômeno climático do aumento da temperatura média global, tornando mais frequentes alguns fenomenos naturais, como ciclones, furacões, secas, entre outros. Sendo um dos grandes contribuintes para isso no Brasil é o excessivo desmatamento das florestas. Estima-se que em 40 anos desde 1970 o desmatamento que antes não passava de 1%, hoje passa a 17% do território brasileiro. Dos 1,2 milhões de metros quadrados de mata do Brasil, hoje restam apenas 7%. A tendência é que o desmatamento aumente ainda mais rapidamente, por causa da constante expansão de rede de estradas e pavimentações rodoviárias, na qual acabam condenando boa parte das florestas.
O excessivo desmatamento das florestas contribuem para emissões de carbono que é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, gerador do aquecimento global. Grandes problemas podem acorrer como a distruição do habitat natural dos animais, fazendo com que muitos desses acabaram desaparecendo. Outro grande problema seria o empobrecimento do solo, que com desmatamentos das árvores perde os nutricientes em que elas fornecem, começando assim a desertificação, e até mesmo impossibilitado de se cultivar novas plantas num futuro.
Cientistas preveem grandes mudanças no cenario de grandes florestas no país se o ritmo acelerado de desmatamento permanecer,na Amazônica e outros tipos de matas podem ocorrer uma grande desertificação. Com a falta de florestas ocasionadas pelas retiradas não há mais condensação nas nuvens, pois se removem as pasticulas de água que as árvores geram, o que faria com que as chuvas cada vez ficassem mais ecassas, ocasioando assim grandes secas seguindo também de grandes queimadas devido a falta de chuva e ao aumento da temperatura oriunda do aquecimento global.
...