Implantação E Organização Da Segurança De Voo Na Av Ex
Artigos Científicos: Implantação E Organização Da Segurança De Voo Na Av Ex. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: FlavioMello • 12/2/2015 • 587 Palavras (3 Páginas) • 263 Visualizações
Implantação e Organização da Segurança de Voo na Av Ex
A etapa inicial de formação de pessoal, que se iniciou em março de 1986, foi de suma importância no processo de implantação da Filosofia de Segurança de voo.
Com a colaboração imprescindível da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira que, além de fornecerem as primeiras turmas de aeronavegantes do Exército, possibilitaram que estes conhecessem a importância da atividade de prevenção de acidentes aeronáuticos.
A partir de 1987, oficiais começaram a frequentar os Cursos de Segurança de voo e os Estágios do Fator Humano e Material, que foram realizados no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Ministério da Aeronáutica (CENIPA), por meio dos quais o Exército obteve contato com a concepção da Filosofia de Segurança de voo.
A Filosofia que tem como meta a Prevenção de Acidentes e Incidentes Aeronáuticos, até então inédita na rotina operacional e administrativa das Organizações Militares da Força Terrestre, foi de pronto adotada na estrutura organizacional da Aviação do Exército.
Em 03 de julho de 1989, foi criado o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Exército (SIPAAEx) e estabelecidas as diretrizes para o seu funcionamento, fundamentadas nos seguintes objetivos:
estabelecer as atribuições e competências aos órgãos e elementos constitutivos, a fim de otimizar o funcionamento do SIPAAEx;
priorizar os fatores que contribuem para o acidente ou inicidente aeronáutico e a forma como ocorrem, recomendando, exclusivamente, medidas preventivas e corretivas que possam evitar sua repetição;
implantar na Aviação do Exército, uma filosofia de segurança ao nível de exigência requerida pela atividade aérea;
integrar a Aviação do Exército à atividade SIPAER vigente no pais, respeitadas as particularidades inerentes às atividades aéreas operacionais do Exército; e
montar um Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos eficiente para a Aviação do Exército.
A operacionalização da segurança de voo consolidou-se com a Portaria Interministerial Nr 001, de 08 de Agosto de 1995, cuja diretriz estabelece procedimentos a serem aplicados em caso de acidente ou incidente aeronáutico no âmbito das Forças Armadas, de modo a integrar esforços a fim de manter elevado o nível de Segurança de voo na atividade aérea militar brasileira.
Nas atividades da Aviação do Exército, a mentalidade de Segurança de voo deve estar presente, em todos os níveis, servindo como um elemento aglutinador de conceitos, a fim de permitir que todas as missões sejam cumpridas com segurança, a despeito das adversidades citadas.
De acordo com os princípios da Segurança de voo, o Sistema é composto por todos os integrantes da Aviação do Exército. É estruturado pelo seu órgão central, a Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aviação do Exéricto (SIPAAEx) sediado em Brasilia/DF, e pelas demais seções similares existentes no Comando de Aviação do Exército em todas as Organizações Militares da Aviação do Exército, as SIPAA.
Como
...