Implicações Eticas
Artigo: Implicações Eticas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mel21 • 13/6/2013 • 6.168 Palavras (25 Páginas) • 714 Visualizações
Esta atividade é importante para que o aluno compreenda o planejamento como uma das principais funções do Administrador dentro do Processo Administrativo durante a busca do bom desempenho.
Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.
PASSOS
Passo 1
Elaborar, em grupo, um relatório que apresente:
a) As definições (o que é) e os tipos de Planejamento.
Sugestão de leitura (capítulos 7, 8 e 9):
• CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2007.
b) Fazer uma pesquisa comparativa destas definições, confrontando com o que apresenta outras duas fontes bibliográficas de Administração, disponíveis na biblioteca de sua unidade.
1 Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em:
.
c) O relatório deve seguir a padronização indicada no início deste desafio e conter a
seguinte estrutura:
• Capa (com todos os elementos solicitados no início deste desafio)
• Introdução (descrição do propósito do trabalho)
• Desenvolvimento (reunião do conteúdo da pesquisa realizada)
•
Considerações Finais (aprendizagem adquirida pela pesquisa)
• Referências Bibliográficas (lista das fontes consultadas na pesquisa)
NOTA: nem todos os sites da internet são confiáveis. Quando for solicitada pesquisa na internet, para garantir a qualidade de sua aprendizagem, pesquise em sites de universidades, congressos, associações de classe, por exemplo, evitando sites como que não indicam os autores de seus textos, o que poderia levar os alunos a uma aprendizagem errada. Também, lembre-se: Google
não é fonte, é ferramenta de busca, portanto, não deve ser citado.
No tópico Desenvolvimento, elaborar uma síntese da pesquisa realizada sobre Planejamento, conforme indicado no início Passo 1.
O processo administrativo inicia-se com o planejamento, passando pela organização e direção. Finalmente, o controle tem a função de subsidiar um novo planejamento, que reiniciará o ciclo administrativo. Na prática esta sequencia transcende o conceito de ciclo, pois as funções trabalham de forma integrada e concomitantemente. Importante esclarecer que essas funções administrativas são assim chamadas quando utilizadas ou mencionadas de forma isoladas, pois quando estão integradas e interagindo, elas são tratadas como Processo Administrativo.
Planejar significa que os administradores pensam antecipadamente em seus objetivos e ações, e que seus atos sejam baseados em algum método, plano ou lógica e não em palpites. O planejamento, como função básica do administrador, define os objetivos a serem atingidos pela organização (seja pública ou privada), além de determinar a maneira (como) alcançá-los.
Planos são as linhas
mestras das quais:
1. A organização obtém e aplica os recursos necessários ao alcance dos seus objetivos;
2. Os membros da organização realizam atividades consistentes com os objetivos e procedimentos escolhidos;
3. O progresso na direção dos objetivos é monitorado e medido, de modo que possam ser tomadas atitudes corretivas caso ela não seja satisfatória.
Organização é o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre membros da organização de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma. A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum.
Segundo Maximiano (1992)1 "uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa." A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum.
A qualidade é o resultado de um trabalho de organização. Direção significa liderar, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais. É o processo de mobilizar e acionar os recursos, especialmente as pessoas, para realizar as atividades que conduzirão aos objetivos.
De nada adianta um bom planejamento e uma boa organização se as pessoas trabalham sem orientação e coordenação adequadas. Os meios de direção são: a emissão de ordens; instruções; comunicação; motivação; liderança e coordenação.
O processo de decisão segue a seguinte forma:
• Reconhecer o problema;
• Elaborar alternativas;
• Avaliar alternativas;
• Escolher e implantar a alternativa;
• Avaliar os resultados.
Controle é o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los. É acompanhar se o que foi planejado foi executado e se o que foi executado foi planejado, propondo melhorias onde tiverem ocorrido desvios ou melhores práticas.
Envolve os seguintes elementos:
• Estabelecer padrões de desenvolvimento;
• Medir o desempenho atual;
• Comparar o desempenho atual com os padrões estabelecidos;
• Caso sejam detectados desvios, executar ações corretivas.
Alguns requisitos para um controle eficiente:
- Deve refletir as necessidades da atividade;
- Deve imediatamente mostrar os desvios;
- Deve ser flexível nas mudanças de planos;
- Deve refletir o padrão de eficácia da organização;
- Deve ser
...