Indice De Selecao
Artigos Científicos: Indice De Selecao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 12633 • 30/9/2014 • 360 Palavras (2 Páginas) • 323 Visualizações
Nos programas de melhoramento genético do eucalipto no Brasil tem sido comumente adotado o método da seleção entre e dentro de famílias de meios irmãos baseado em algum caráter de crescimento. Entretanto, um caráter somente não é um critério adequado para representar o mérito econômico de uma planta, uma vez que a seleção baseada no mesmo pode conduzir ao desenvolvimento de tipos economicamente insatisfatórios, seja pela não consideração de outros caracteres de importância econômica ou pelas respostas correlacionadas negativas ocasionadas em outros caracteres.
Em outros casos, o melhorista seleciona levando em conta todos os caracteres de importância econômica, mas o faz de maneira subjetiva, ou seja, sem um bom suporte científico. Os índices de seleção têm sido propostos em programas de melhoramento vegetal e animal como critério de selecionar caracteres quantitativos simultaneamente, tendo sido descritos primeiramente por SMITH (1936) e posteriormente por HAZEL (1943).
A teoria dos índices de seleção baseia-se no fato de que cada indivíduo possui um valor genético global (H) que lhe é peculiar (HAZEL & LUSH 1942). Tal valor genético, para fins de seleção, corresponde ao somatório dos valores de melhoramento ("breeding value") (Hi) associado a n caracteres de importância econômica, ponderados por valores econômicos relativos (ai) correspondentes a cada caráter (SMITH 1936; HAZEL 1943; KEMPTHORNE 1957).
Existe a necessidade da sustentação da produção vegetal no período de inverno no Rio Grande do Sul para a produção animal, e há duas espécies potenciais para isto, o trevo vermelho e a alfafa. No entanto, vários são os fatores que são necessários para a implantação destas culturas cujo custo, por ser elevado, deve ser justificado. O melhoramento genético vegetal é uma das áreas que pode contribuir na maior produção destas espécies principalmente de matéria seca e de produção de sementes. Especificamente, os índices de seleção que associam diversas características de interesse na seleção são ferramentas importantes.
As metodologias de seleção de plantas individuais foram eficientes, na escolha de plantas promissoras, levando em consideração simultaneamente às várias características. Os índices de seleção apresentaram alta concordância em relação às plantas selecionadas.
REFERENCIAS
(KEMPTHORNE, O. An introduction to genetic statistics. New York, J.Wiley, 1957.
545p.)
(HAZEL, L.V. The genetic basis for constructing selection indexes. Genetics, 28:476-
490, 1943.)
http://www.cnpf.embrapa.br/publica/boletim/boletarqv/boletim21/resende.pdf
...