Indie: uma Gravadora independente
Artigo: Indie: uma Gravadora independente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dex123987 • 8/6/2014 • Artigo • 247 Palavras (1 Páginas) • 204 Visualizações
O termo indie, do inglês é a abreviação (no diminutivo) de independent (em Português, independente) e se aplica, na indústria de artes e performance, para os músicos, produtores e artistas que ainda não tem contratos de press and distribution (PD, ou publicação e distribuição) e lançam os seus projetos independentemente.
Indie também é um estilo musical pouco frequentado, mas neste último ano tende a ser mais popular. Bandas Indies mais populares: - Arctic Monkeys, Fun, Foster the People, The Strokes, MGMT, Matt & Kim, Gotye, Lorde (cantora) entre outras.
O termo entrou em uso no início da década de 1980, quando muitos músicos e produtores atuaram independentemente para entrar na indústria comercial.
Por exemplo, atualmente, no portal YouTube, quando um músico, produtor ou diretor cria um cadastro pessoal, ele tem a opção de usar o nome da gravadora dele nos detalhes de seu perfil, ou de usar o termo indie, para refletir que este artista não tem um contrato com um estúdio/gravadora de renome no mercado.
O termo também se aplica a empresas de desenvolvimento de jogos, ou até mesmo desenvolvedores que lançam seus projetos de forma independente. Mas o termo tem proliferado e também tem outros significados, tais como:
Indie: uma Gravadora independente;
IndieLisboa: o Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa;
Indie rock: um neologismo para as bandas que tocam o estilo rock e não possuem contratos, mas distribuem seus CDs independentemente;
Indie pop: o mesmo que o indie rock, mas na música de estilo pop;
Indie game: jogos eletrônicos desenvolvidos por produtores independentes.
...