TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indumentaria Do Egito

Exames: Indumentaria Do Egito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 3

A Indumentária do Egito

Falando agora diretamente do tema que iremos abordar a moda, procuramos usar o Egito como inspiração e criar uma peça moderna e atual, com acessórios, e tecida e formas do passado, da época onde as vestimentas falavam por si mesmas. A moda egípcia era símbolo de vaidade, como beleza e ostentação, sempre foram características marcantes de seu povo mesmo os menos afortunados gostavam de usar uma série de adereços por eles criados para marcar suas relações sociais e do dia-a-dia.

O egípcio vestia-se com um mínimo de roupas, em função do clima quente e seco. O uso da indumentária no vale do Nilo distinguia as castas: nudez ou pouca roupa eram sinônimo de pobreza. As classes baixas vestiam-se de modo simples, com pouca roupa, eles andavam descalços ou com sandálias de fibra de papiro. Escravos, e as mulheres domésticas, andavam quase ou completamente nus, algo que era visto com naturalidade, como os indígenas.

A casta superior usava uma vestimenta variada, porem de corte extremamente simples. Suas roupas eram feitas de algodão e linho. Geralmente de cor natural, ou branco. Os ricos gostavam de transparência o que permitia uma bela visão de seus belos corpos. Um elemento tipicamente reservado à classe alta era o kalasiris, uma capa retangular que virava túnica. Confeccionada em tecido bem leve. Ornamentado com ouro e pedras preciosas especialmente e lápis-azul. Os drapeados, assim como os plissados levemente engomados, eram sinais de riquezas. Durante as 30 dinastias, o estilo da indumentária foi mantido, havendo mínimas modificações nos penteados e nas barbas.

A roupa mais comum e usada por eles era o chanti, basicamente um pedaço de tecido amarrado na cintura como uma tanga. Existiam em vários tamanhos e quanto mais nobre fosse a casta, mais requintado era, com bordados em ouro e pedras preciosas, pregas e gomas.

No que diz a respeito as mulheres tinha como traje principal a Loriga, que tinha uma forma tubular muito justa ao corpo e confeccionada com tecidos semelhantes a malha.Como as mulheres não podiam mostrar o corpo ,usavam o chanti longo e justo com um tipo de cera.

A respeito dos penteados, devido ao forte calor da região e ao fato do piolho ser uma praga local, homens e mulheres usavam o cabelo raspado e substituíram-no por perucas, removendo também os pelos corporais como medida higiênica. A higiene era outro quesito essencial para os egípcios. Um corpo com pelos não era desejável nem para homens, nem para mulheres. Acreditava-se que perucas eram usadas também pela proteção do sol e status social, produzidas com folhas vegetais, linho, palmeira e até mesmo cabelos naturais. Os que mantinham os cabelos usavam de forma bem características, com os fios enrolados. Já os guerreiros usavam capacetes de metal em forma de elmos

Os nobres usavam muitos acessórios, principalmente joias, colar e braceletes, que tinham como principal função expressar a devoção religiosa e denotar a diferenciação social – eram considerados indispensáveis, por isso eram colocadas nas sepulturas..

Os faraós usavam peles de leopardo jogadas por cima dos ombros, para demonstrar poder. Para além destes “enfeites”, as mulheres eram adeptas das maquiagens, onde o olho era marcado com preto e sombra verde. No geral, todos os elementos do topo da hierarquia egípcia, usavam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com