Indíces De Endividamento E Estrutura De Capital
Artigo: Indíces De Endividamento E Estrutura De Capital. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: silviagomes1965 • 26/10/2014 • 403 Palavras (2 Páginas) • 1.039 Visualizações
1. OBJETIVO
Fazer considerações sobre os Índices de Endividamento e Estrutura de Capital a partir das seguintes questões:
Como as empresas devem gerenciar suas obrigações (dívidas) de curto e longo prazo? Qual a influência desta gestão no ativo circulante da empresa? Qual é a relevância da Análise de Índices de Endividamento e Estrutura de Capital das Demonstrações Financeiras para os gestores da empresa?
2. DESENVOLVIMENTO
Administrar uma empresa é uma tarefa que exige determinadas habilidades de seu gestor. Para ser eficiente precisa estar orientado por instrumentos confiáveis que permitam otimizar os rendimentos ou estimar as necessidades futuras de financiamentos. Para tanto, é preciso um sistema de gestão que envolva o controle financeiro e econômico da organização.
O controle financeiro ocorre através do Capital de Giro da empresa, para administra-la, é necessário prestar atenção ao seu endividamento de curto e de longo prazo, pois a empresa pode ter boa situação financeira hoje, mas estar comprometida no futuro por altos empréstimos de longo prazo.
Braga (1989) chama a atenção para a importância da administração do capital de giro, uma vez que envolve um processo contínuo de tomada de decisões voltadas especialmente para a salvaguarda da liquidez da empresa, afetando também a sua rentabilidade, destaca ainda que, as concordatas e falências constituem o encerramento natural para as soluções inadequadas dos problemas de gestão de capital de giro.
Para os gestores das empresas é de grande relevância a Análise de Índices de Endividamento e Estrutura de Capital das Demonstrações Financeiras, no sentido de que esses gestores devem ter a meta de estabelecer uma combinação de fontes de capital que mantenha o custo de financiamento o mais baixo possível, ajudar na manutenção de uma política de dividendos estável, registrar bons lucros e maximizar a riqueza dos acionistas.
BIBLIOGRAFIA
BATISTA, A. F. et al. Estrutura de Capital: Uma estratégia para o endividamento ideal ou possível. XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2005. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2005_enegep0305_0222.pdf>. Acesso em setembro de 2014.
BRAGA, R. Fundamentos e técnicas de administração financeira. São Paulo: Atlas, 1989.
DETONI, J. D.; MOREIRA, V. C. C. A Importância da Administração do Capital de Giro para a Sobrevivência de uma Empresa. VIII Simpósio de Excelência em Gestãe e Tecnologia, 2011. Disponível em: <http://www.aedb.br/seget/artigos11/35114611.pdf>. Acesso em setembro de 2014.
DIAS, F. A. S.; SGARBI, J. C. A Importância da Gestão de Capital de Giro. III Encontro Científico e Simpósio de Educação, 2011. Disponível em: <http://www.unisalesiano.edu.br/simposio2011/publicado/artigo0074.pdf>. Acesso em setembro de 2014.
...