Indústria de construção
Projeto de pesquisa: Indústria de construção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luanacapelin • 25/11/2014 • Projeto de pesquisa • 571 Palavras (3 Páginas) • 187 Visualizações
Introdução
A indústria da construção civil está associada a trabalhos árduos, que muitas vezes são executados de forma irregular, como no manuseio de ferramentas, que pode comprometer a integridade física do trabalhador. Com isso, os fabricantes estão cada vez mais preocupados com a ergonomia de suas ferramentas, visando uma experiência pratica para os consumidores, permitindo a realização de seus objetivos com o máximo de satisfação e agilidade, garantindo também a saúde do operador. Mas mesmo com ferramentas sofisticadas ergonomicamente, ainda se vê trabalhadores operando-as de forma irregular a sua saúde, pela falta de treinamento, informação e conhecimento.
Desenvolvimento
- Evolução ergonômica de ferramentas utilizadas na construção civil
Com o passar dos anos as ferramentas foram aperfeiçoadas de modo a garantir conforto e agilidade aos usuários. A seguir alguns exemplos de ferramentas utilizados na construção civil que melhoraram com o tempo.
1. Serrote
Nos primeiros serrotes os cabos eram de aço, depois vieram os de madeira, e para uma melhora ergonômica vieram os de plásticos/emborrachados. Os de cabos de plástico/emborrachados são leves e a sua forma se adéqua aos contornos da mão do usuário, não havendo a necessidade de um esforço excessivo durante a operação de corte.
2. Martelo
Seu cabo antigamente era de madeira, agora é emborrachado, que é mais leve e confortável as mãos dos trabalhadores. Este cabo evita derrapagens, reduz a vibração provocada quando esta ferramenta estiver em impacto com outro objeto e consequentemente evita ferimentos nas mãos e dedos.
3. Furadeira
Na furadeira antiga o usuário rodava a ferramenta para que o furo fosse feito, exigindo mais esforços físicos por parte do trabalhador o que resultaria em lesões principalmente nas articulações das mãos, dedos, punhos, cotovelos e ombros. Já nas furadeiras atuais, as empunhaduras são emborrachadas, permitindo um ajuste a mão do operador, um motor que faz a função de rodar a broca, tendo um trabalho menos fadigoso por conta do conforto e mais rápido devido aos novos mecanismos adotados. E também há uma haste que serve para apoiar a furadeira não sobrecarregando o peso da mesma sobre o trabalhador.
4. Alicate
A principal evolução em relação aos alicates foi em seus cabos. Antigamente eram de aço e não possuíam mecanismo para volta dos cabos, fazendo com que o trabalhador tivesse que abri-los novamente. Atualmente, tem seu formato emborrachado, macio e com mecanismo de retorno, que não prejudica as mãos, dedos, punhos e os tendões dos seus usuários, além de funcionar também como isolante em uma possível descarga elétrica.
5. Plaina
Seu cabo foi modificado para dar maior apoio e conforto ao trabalhador, pois a sua utilização exige grande esforço físico. Sua lâmina deve estar sempre afiada para a facilitação do corte
...