Informatica
Tese: Informatica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: helvis.rosano • 17/3/2014 • Tese • 9.121 Palavras (37 Páginas) • 279 Visualizações
3
oficina
Leitura Fundamental
Oficina
Informática II
4
oficina
Na disciplina de Técnicas de Operação, você estudará a organização básica do computador e um pouco de cada componente. Você verá também mecanismos de compactação e backup, conceitos de vírus, firewall e ferramentas de acesso remoto. Além disso, você aprenderá como realizar algumas verificações como testes de rede e energia, e alguns recursos do world e do Excel, como planilhas, relatórios técnicos entre outros.
Bons estudos!Vídeo - Aula
Aulas de trinta minutos que serão gravadas com bastante ilustração, linguagem clara, recursos que elucidem a explicação, tais como: trechos de filmes e documentários (no máximo 3 minutos), animações, produções externas.Leitura
Um computador é uma máquina, composta por partes eletrônicas eeletromecânicas,que processa informações (dados, sons eimagens) e quepode ser programadopara a solução das mais diferentes tarefas. Ele tem a função básica de processar dados.
Mas o que é processamento de dados?
Processamento de dados consiste em uma série de atividades realizadas, com o objetivo de produzir informações a partir de dados de entrada.
A figura abaixo mostra o esquema básico de um processamento de dados, que resulta em produto acabado: a informação.Caros Aluno,
• Aula 1 – Organização básica do computador
5
oficina
Definimos assim dados como os elementos conhecidos de um problema e informação como os dados organizados ou processados.
Um sistema de computador é integrado pelo hardware e pelo software. Mas todos nós sabemos o que cada um representa? O hardware é o conjunto de diversos componentes físicos. Como exemplos de hardwares podemos citar: teclado, monitor, placa mãe, gabinete, mouse, entre outros. O software é o conjunto de programas, procedimentos e documentação que permitem o funcionamento do hardware, informando a ele como executar determinada tarefa. Um driver é uma espécie de software (programa). Mas driver não significa motorista? Quase, o driver é o que dirige alguns dispositivos. Ele permite ao sistema operacional (Windows, Linux ou qualquer outro) se comunicar com algum dispositivo de hardware acoplado ao seu computador, como uma placa de rede, uma webcam, uma placa de vídeo.
Como vimos, um sistema de computação é um conjunto de componentes que são integrados para funcionar como se fossem um único elemento e que têm por objetivos realizar manipulações com dados.
Podemos ver isso mais esquematizado na figura abaixo.
Ela nos mostra um modelo de computador, com seus componentes básicos que são: processador (ou UCP), memória e componentes de E/S (entrada e saída). Além desses componentes também devemos nos lembrar da placa mãe, da qual o computador depende para funcionar. Vamos ver o quão importante ela é. Uma placa-mãe é uma placa de circuito eletrônico que permite que todas as partes de seu computador recebam energia e comuniquem-se entre si. Sua principal função é abrigar o chip do microprocessador do computador e permitir que tudo se conecte a ele. Você viu como ela é essencial? Essa é a razão de ser conhecida como placa-mãe!
Vamos aprender um pouco sobre cada componente.
O processador ou Unidade Central de Processamento - UCP (em inglês, Central Processing Unity – CPU) é o responsável pelo processamento e execução dos programas armazenados na memória principal. As funções da UCP são: executar as instruções e controlar as operações no computador. Também conhecido como cérebro do computador. Abaixo um processador.
6
oficina
A memória é um sistema de armazenamento e recuperação e é constituído de vários componentes (tipos de memórias), como: registradores, memória cache, memória principal e memória secundária. Seguindo a hierarquia apresentada abaixo.
Você conhece cada tipo de memória? Ainda não? Então vamos conhecer?
Registradores são pequenas unidades de memória da UCP onde resultados de processamento precisam, às vezes, ser guardados temporariamente.
Memória cache é um dispositivo de memória situado entre processador e memória principal, cuja função é acelerar a velocidade de transferência das informações entre processador e MP. É um tipo ultra-rápido de memória que serve para armazenar os dados mais freqüentemente usados pelo processador, evitando na maioria das vezes que ele tenha que recorrer à comparativamente lenta memória RAM. Surgiu quando se percebeu que as memórias não eram mais capazes de acompanhar o processador em velocidade, fazendo com que muitas vezes ele tivesse que ficar “esperando” os dados serem liberados pela memória RAM para poder concluir suas tarefas, perdendo muito em desempenho. São usados dois tipos de cache, chamados de cache primário, ou cache L1 (level 1), e cache secundário, ou cache L2 (level 2). O cache primário é embutido no próprio processador e é rápido o bastante para acompanhá-lo em velocidade. Como este tipo de memória é extremamente caro usamos apenas uma pequena quantidade dela. Para complementar, usamos também um tipo um pouco mais lento de memória cache na forma do cache secundário, que por ser muito mais barato, permite que seja usada uma quantidade muito maior.
7
oficina
Memória principal é a memória básica de um sistema de computação. É o dispositivo onde o programa (e seus dados) que vai ser executado é armazenado para que o processador vá buscando instrução por instrução.
Memória secundáriaétambém denominada memória auxiliar ou de massa, tem por objetivo garantir um armazenamento mais permanente dos dados e programas do usuário. Como exemplo de memória secundária podemos citar o HD (Hard Disk) que é a “memória permanente”. Este sistema é necessário porque o conteúdo da memória principal é apagado quando o computador é desligado. Abaixo podemos ver um HD.
Memória principal e memória secundária: Sempre que estamos digitando um documento, tudo está sendo armazenado na memória principal.
...