Informática: "a ciência do processamento automático de informações"
Tese: Informática: "a ciência do processamento automático de informações". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: barbieprocha • 11/9/2014 • Tese • 1.636 Palavras (7 Páginas) • 320 Visualizações
Informática: “ciência do tratamento automático das informações”.
A crescente evolução na área de Informática possibilitou um avanço das atividades relacionadas a esta área na quase totalidade das atividades humanas, iniciando pelas Engenharias e atingindo os mais diversos setores.
Por isso, é primordial que os profissionais desenvolvam um conhecimento da tecnologia de informática que seja útil na solução dos problemas relacionados com o seu eixo profissional.
Computador: máquina composta de um conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas capaz de receber, armazenar, tratar e produzir informações de forma automática, com grande rapidez e precisão.
É um instrumento para agilizar o tratamento da informação, e não como seu objetivo final.
Histórico e Evolução
A tecnologia de computadores fez um progresso incrível nos aproximadamente 55 anos desde que foi criado o primeiro computador;
Preços caíram, a velocidade de processamento aumentou e armazenar grande massas de dados a baixo custo já é realidade;
Durante a década de 70, o desempenho dos computadores melhorou cerca de 25% a 30% ao ano.
Com a utilização de circuitos integrados nos microcomputadores levou a uma maior otimização (35% ao ano de desempenho);
Houve uma queda no desenvolvimento de sistemas utilizando linguagem Assembly (linguagem de máquina) e aumento da utilização de sistemas básicos padronizados (Unix, Linux) e automaticamente novas arquiteturas foram se consagrando comercialmente;
Ao longo do tempo, portanto, a tecnologia e os estilos usados na construção de computadores apresentam pontos comuns e permitem uma classificação dos computadores em gerações.
Precursores
Pré-história: a primeira ferramenta utilizada pelo homem para realizar contagem foram os dedos da mão, dando início ao sistema decimal.
Ábaco
na medida em que os cálculos foram se complicando e aumentando de tamanho, sentiu-se a necessidade de um instrumento que viesse em auxílio, surgindo assim há cerca de 2.500 anos o ÁBACO
Primeiro instrumento a mecanizar a tarefa da contagem
Bastões de Napier
Os bastões de Napier foram criados (1610 - 1614) como auxílio à multiplicação e divisão, pelo nobre escocês matemático John Napier.
Logaritmo e Régua de cálculo
Napier descobriu os logaritmos e desenvolveu as tabelas de logaritmos e trigonométricas, simplificando os cálculos de multiplicação, divisão, raízes quadradas e ângulos.
Os logaritmos foram combinados com um dispositivo manual para acelerar os cálculos: as réguas de cálculo (1621), consideradas nossas atuais calculadora e primeiros dispositivos analógicos da computação.
Geração Zero (século XVII)
Elementos puramente mecânicos e "dedicados". Dentre as principais máquinas dessa geração, citamos:
Calculadora de Pascal
O filósofo, físico e matemático francês Blaise pascal criou uma máquina (a Pascaline) para ajudá-lo nos negócios do pai.
A pascaline foi a primenta máquina de calcular mecânica, com base em rodas e engrenagens para realizar somas e subtrações.
(pesquisar foto pascaline)
Calculadora de Leibnitz
O filósofo e matemático alemão von Leibnitz introduziu o conceito de realizar multiplicações e divisões através de adições e subtrações sucessivas.
Sua máquina era, pois, capaz de realizar as 4 operações básicas, mas era muito sucetível a erros.
(pesquisar foto calculadora de leibnitz)
Placa Perfuradora
Joseph Marie Jacquard introduziu o conseito de armazenamento de informações em placas perfuradas, para controlar uma máquina de tecelagem.
Causou bastante desemprego na época.
(pesquisar foto)
Arithmometer
A primeira calculadora realemnte comercializada com sucesso. Ela fazia multiplicações com o mesmo princípio da calculadora de Leibnitz e com a assistência do usuário efetuava as divisões.
(pesquisar foto)
obs: ACHO QUE DAQUI QUE COMEÇA o que me interssa
Geração Zero (século XVII)
Máquina Diferencia de Babbage:
O matemático Babbage construiu um modelo para calcular tabelas de funções (logaritmos, trigonométricas, etc.) sem a intervenção de um operador humano, que chamou de Máquina das Diferenças;
Sua única operação era a adição, mas realizava um largo número de funções úteis pela técnica de diferenças finitas.
(pesquisar imagem/foto objeto e pessoa)
Máquina Analítica:
Com o auxílio de Ada Lovelace, a Babbage também criou a chamada Máquina Analítica, muito mais geral que a de Diferenças, constituída de unidade de controle de memória, arimética, de entrada e saída. Sua operação era comandada por um conjunto de cartões perfurados;
Seu principal mérito foi definir e dar forma aos conceitos básicos de um computador: módulos de armazenamento (memória), unidade de operadora (com 4 operações), entrada e saída de dados (cartões perfurados), sequência de instruções (programa).
(pesquisar imagem/foto)
Máquina de Hollerith:
Herman Hollerith, funcionário do Departamento de Recenseamento dos E.U.A., cria sua máquina de perfurar cartões e máquina de tabular e ordenar, que revoluciona o processamento de dados.
Aumentou a velocidade de processamento dos dados
...