Inovação sustentável
Tese: Inovação sustentável. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 8/9/2014 • Tese • 512 Palavras (3 Páginas) • 167 Visualizações
Inovações Sustentáveis
Atualmente as pequenas e grandes empresas estão preocupadas com a situação de nosso planeta, procurando solucionar problemas que agridem o meio. Porém a real situação de tanta preocupação com nosso planeta, muitas vezes, está relacionada com a lucratividade de suas determinadas empresas. Isso porque o mundo está voltado para a economia verde. As pessoas já se preocupam com o planeta e procuram produtos e serviços que visem isso também. Daí as empresas procuram promover seus produtos e serviços de maneira a conquistar seus clientes, equilibrando o ecossistema de nosso planeta. Por isso as inovações sustentáveis estão cada vez mais se desenvolvendo em nossa sociedade. Modelos empreendedores já vêm sendo criados como ferramentas e suportes para revertermos às consequências devastadoras do aquecimento global. Como por exemplo, as energias renováveis, produtos recicláveis, dentre outros. No entanto, as novas ideias e a implementação de novos processos não ocorre de maneira automática nas corporações e nas sociedades em geral. A implementação de inovações exige a consciência de que, muitas vezes, as iniciativas pioneiras tem um tempo certo para acontecerem na prática.
Mas para nos aprofundarmos mais sobre as inovações sustentáveis é preciso entendermos o que significam. Inovação, o próprio nome já diz. É inovar. Mais precisamente, é explorar novas ideias. E a palavra sustentável vem de sustentabilidade, e essa pode ser definida como a característica de um processo ou um sistema que permite que ele exista por certo tempo ou por tempo indeterminado. Logo, inovações sustentáveis, segundo a IXL Center, podem ser definidas como inovações que criam valor agregado sem comprometer as necessidades das gerações futuras. A inovação sustentável requer uma presença crescente com a tecnologia. Por isso é fundamental ampliar os investimentos com o objetivo de apoiar o desenvolvimento tecnológico do setor empresarial. Em nosso país, o Brasil, vem sendo realizada diversas iniciativas nessa linha, envolvendo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES; o Sistema Brasileiro de Tecnologia; a Mobilização Empresarial pela Inovação, a MEI; e a Associação de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras, a ANPEI. O setor de construção civil também é um dos que tem se mobilizado pela integração de práticas de sustentabilidade a suas atividades. Como por exemplo, podemos citar a criação do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, que atua no sentido de incorporar os princípios da sustentabilidade em toda a cadeia produtiva da construção civil. Algumas de sua iniciativas são: verificar se a empresa é legalizada, se possui licença ambiental, se utiliza trabalho infantil ou trabalho escravo, se os produtos seguem normas técnicas, se respeitam os critérios mínimos de qualidade, se a empresa mantém ações de responsabilidade social empresarial e se faz propaganda enganosa.
Inovação e tecnologia são essenciais para se chegar às repostas que envolvem questões cruciais para a sociedade atual: mudanças climáticas segurança energética e governança global.
Soluções são alcançáveis, acessíveis e realistas, mas demandam esforço concentrado e cooperação internacional para serem executadas com sucesso. É necessária uma redução agressiva de emissões de gases de efeito estufa, e que haja um forte investimento em tecnologias limpas com o intuito de melhoras radicalmente a produtividade dos recursos
...