Inseminação Artificial
Tese: Inseminação Artificial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ferreia • 21/11/2014 • Tese • 360 Palavras (2 Páginas) • 337 Visualizações
Podemos dizer que reprodução assistida é todo o método de reprodução no qual há a necessidade da ajuda do médico. Os métodos de reprodução assistida podem ser divididos em: Inseminação artificial, Fertilização in vitro convencional (FIV - bebê de proveta) e Micromanipulação de gametas (ICSI - injeção intracitoplasmática de espermatozoides)
Inseminação Artificial:
O que é?
Inseminação artificial é um processo no qual o médico coloca o sêmen do marido ou doador após ser processado (preparado) dentro do colo do útero (entrada do útero) ou no fundo do útero perto do momento da ovulação.
Quando a inseminação artificial é necessária?
Em linhas gerais, a inseminação artificial com sêmen do marido está recomendada em casos de alterações do colo uterino que impeçam ou dificultem a chegada dos espermatozoides ao útero.
As alterações mais comuns são as alterações do muco cervical (secreção produzida pela entrada do útero para ajudar a entrada dos espermatozoides) como incompatibilidade muco-seminal. Casais inférteis por causa masculina, sendo uma destas alterações a impossibilidade do homem ejacular dentro da vagina que pode ser causada por vários fatores como ejaculação retrógrada (quando o sêmen vai em direção oposta para dentro da bexiga), hipospádia, disfunção erétil (impotência).
Homens que desejam armazenar o sêmen para uso futuro antes de realizar vasectomia, cirurgia testicular ou tratamento com radiação/quimioterapia por câncer também são candidatos à inseminação artificial utilizando este sêmen congelado.
A investigação básica do casal é muito importante na escolha do método de tratamento.
Assim, para o casal ser candidato à inseminação é importante:
• Cavidade uterina normal,
• Pelo menos um ovário funcionante,
• Pelo menos uma trompa pérvia (aberta) e saudável,
• Número mínimo de espermatozoides com qualidade.
Como o sêmen é preparado para a inseminação artificial?
O sêmen pode ser coletado de várias maneiras, na grande maioria das vezes ele é coletado por masturbação em um recipiente (copo) estéril que é fornecido pelo laboratório. Isto pode ser feito na sala de coleta do consultório ou excepcionalmente em casa (importante que o material esteja no consultório no máximo uma hora após a coleta). Se existe ejaculação retrógrada, o sêmen é coletado da urina pelo médico. Em casos especiais de pacientes portadores de lesão medular (exemplo: paraplegias) a coleta é realizada por meio de eletroestimulação.
...