Inserção Dos Profissionais Ambientais No Mercado De Trabalho
Trabalho Escolar: Inserção Dos Profissionais Ambientais No Mercado De Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Hiagami • 22/9/2014 • 410 Palavras (2 Páginas) • 447 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este Trabalho tem por finalidade mostrar a inserção do profissional na área de Engenharia Ambiental no mercado de trabalho atual, sabendo que esta área vem crescendo gradativamente pelo fato que à uma preocupação das empresas nas questões ambientais e isso leva com que a área de gestão ambiental cresça a todo vapor e ganhe seu valor no mercado de trabalho.
DESENVOLVIMENTO
Pesquisas realizadas no na de 2010 mostram o aumento da preocupação de empresas com as questões ambientais, globais e locais, fazendo com que o profissional de gestão ambiental ganhe cada vez mais seu valor no mercado de trabalho. Este valor que vem crescendo é graças a procura cada vez maior destes profissionais desde o marketing ecológico ate a relação da empresa com o meio ambiente, perante a comunidade. Este vasto crescimento deve-se ao crescimento do mercado devido ás mudanças climáticas e à pressão do mercado externo por produtos de empresas pelo selo ISSO 14000 onde exige que as empresas busquem profissionais especializados para desenvolver, projetar, combater e auditar os processos ambientais dentro de cada corporação.
Recentemente pesquisas afirmaram que a capacitação em gestão ambiental é uma das carreiras mais promissoras futuramente. Porem existe uma grande ausência destes profissionais capacitados para as áreas que envolvem o tema ambiental, principalmente a ausência legislativa que obriguem as empresas a contratarem profissionais especializados na área em gestão ambiental.
Inspirado nas normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho que desde 1978 são legalmente exigidos a contratação de profissionais que atuem na área ocupacional, conforme modelo do quadro mínimo de profissionais ambientais que pode ser adotado pelas empresas.
De 01 a 09 trabalhadores: 01 funcionário designado com curso ambiental;
De 10 a 50 trabalhadores: 01 funcionário técnico ambiental;
De 51 a 100 trabalhadores: 01 funcionário técnico ambiental e 01 tecnólogo;
De 101 a 200 trabalhadores: 02 funcionários técnicos ambientais e 01 tecnólogo / engenheiro ambiental;
De 201 a 300 trabalhadores: 03 funcionários técnicos ambientais e tecnólogo ambiental / engenheiro ambiental;
De 301 a 400 trabalhadores: 04 funcionários técnicos ambientais e 01 tecnólogo ambiental / engenheiro ambiental;
De 401 a 500 trabalhadores: 05 funcionários técnicos ambientais e 02 tecnólogos ambientais / engenheiro ambiental.
CONCLUÇÃO
Sabendo da necessidade na área de gestão ambiental as empresas deveriam independente da existência de uma legislação ou não atuar preventivamente na área ambiental, visando futuramente à melhoria no setor ambiental e evitando com que venham com isso a serem prejudicados por não possuírem um profissional habilitado para responder e tomar as medidas cabíveis referente a gestão ambiental que se possa fazer por necessária.
...