Instale o CLUSTER
Tese: Instale o CLUSTER. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: erika170611 • 18/3/2014 • Tese • 713 Palavras (3 Páginas) • 201 Visualizações
ETAPA 4
Passo 1: Definição de CLUSTER
Também chamado de Clustering (quando visto em um contexto mais abrangente), Cluster é o nome dado a um sistema montado com mais de um computador, cujo objetivo é fazer com que todo o processamento da aplicação seja distribuído aos computadores, mas de forma que pareça com que eles sejam um computador só. Com isso, é possível realizar processamentos que até então somente computadores de alta performance seriam capazes de fazer.
EXEMPLOS DE CLUSTERS
Cluster Beowulf
O nome Beowulf vem de um herói muito valente que tinha a missão de derrotar um monstro, num texto inglês antigo. Esse tipo de cluster, voltado à computação paralela, foi fundamentado em 1994, pela NASA, com a finalidade de processar as informações espaciais que a entidade recolhia. Desde então, grandes empresas (como HP e IBM) e universidades (como a brasileira Unesp) vêm construindo clusters deste tipo e como cada vez mais nós!
O que distingue o Cluster Beowulf dos outros tipos são as seguintes características (que são aplicadas de acordo com a finalidade do cluster):
- A conexão dos nós pode ser feita por redes do tipo Ethernet (mais comum);
- Existe um servidor responsável por controlar todo o cluster, principalmente quanto a distribuição de tarefas e processamento (pode haver mais de um servidor, dedicado a tarefas específicas, como monitoração de falhas). Este servidor é chamado de Front-end;
- O sistema operacional é baseado Linux, sendo necessário que ele contenha todos os programas para cluster;
- Pode-se usar computadores comuns, inclusive modelos considerados obsoletos; infowester
- Não é necessário usar equipamentos próprios para clusters. Basta equipamentos comuns à redes e os tradicionais PCs.
De maneira generalizada, o Cluster Beowulf permite a construção de sistemas de processamento que podem alcançar altos valores de gigaflops (um gigaflop equivale a 1 bilhão de instruções de ponto flutuante executadas por segundo). Isso tudo com o uso de computadores comuns e de um sistema operacional com código-fonte livre, ou seja, além de gratuito, pode ser melhorado para a sua finalidade. Tais características fizeram do Cluster Beowulf um tema muito explorado em universidades e claro, aplicado para vários fins.
Entre os requisitos para o sistema operacional de um Cluster Beowulf, estão a necessidade de se ter as bibliotecas para Parallel Virtual Machine (PVM) ou para Message Passing Interface (MPI). Ambos os tipos são usados para a troca de mensagens entre os nós do cluster. O MPI é mais avançado que o PVM, pois pode trabalhar com mensagens para todos os computadores ou para apenas um determinado grupo (por exemplo, quando somente este grupo vai realizar determinada tarefa).
Cluster para Alta Disponibilidade
Quando se fala de Disponibilidade, fala-se do tempo em que determinado sistema permanece ativo e em condições de uso. A Alta Disponibilidade se refere a sistemas que praticamente não param de
...