Instituições sociais
Ensaio: Instituições sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mition • 25/10/2013 • Ensaio • 374 Palavras (2 Páginas) • 357 Visualizações
1 (CESGRANRIO, 2009 – Professor de Sociologia – ADAPTADA) Identifique o conceito formulado por Pierre Bourdieu que se refere às formas pelas quais as escolas, juntamente com outras instituições sociais, ajudam a perpetuar desigualdades econômicas e sociais ao longo de gerações.
Escolher uma resposta. a. Indústria Cultural
b. Violência simbólica.
c. Reprodução social.
d. Capital cultural.
e. Habitus.
Resposta correta: Violência simbólica.
Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! Esta resposta está correta porque, segundo a perspectiva de Bourdieu, o sistema de ensino é definido como uma modalidade específica de violência simbólica.
..Question 2 (Aeronáutica, 2008 – Magistério Sociologia) Um conceito importante da teoria de Pierre Bourdieu é o conceito de habitus.
Sobre esse conceito, marque a alternativa INCORRETA:
Escolher uma resposta. a. O habitus é uma subjetividade socializada que se adquire fora do campo.
b. Habitus implica afirmar que o individual, o pessoal e o subjetivo são simultaneamente sociais e coletivamente orquestrados.
c. O conceito de Habitus está intimamente relacionado ao coletivo.
d. O habitus é adquirido nas e pelas experiências práticas (em condições sociais específicas de existência), constantemente orientadas para funções e ações do agir cotidiano.
e. Constitui-se de sistemas de esquemas individuais, socialmente constituído de disposições estruturadas (no social) e estruturantes (nas mentes).
Resposta correta: O habitus é uma subjetividade socializada que se adquire fora do campo.
Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! Esta resposta está correta porque, de acordo com Bourdieu, o campo estrutura o habitus.
..Question 3 (ENADE, 2008 – Ciências Sociais – ADAPTADA) A noção de campo desenvolvida por Pierre Bourdieu propõe-se a resolver um dilema teórico. Até então, para explicar os produtos culturais – arte, literatura, religião, ideologia –, escolhia-se entre duas vias exclusivas: o estruturalismo e o marxismo. Em síntese, isso significava o confronto entre duas tradições, em que se privilegiavam os produtos dotados de coerência interna, subtraindo-se os determinantes externos ou, então, caracterizavam-se tais produtos pelas funções sociais que eles exerciam, notadamente as funções ideológicas de justificação dos interesses das classes dominantes. Segundo esse autor, a noção de campo:
Escolher uma resposta. a. Considera língua, mito, arte e religião como estruturas estruturantes, ou seja, objetivas, atribuindo-lhes papel ativo.
b. Sintetiza o mundo subjetivo e o mundo objetivo, articulando a ordem do simbólico em uma realidade complexa, em que a cooperação
...