Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Tese: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: doniztete • 2/12/2014 • Tese • 502 Palavras (3 Páginas) • 421 Visualizações
Com base em algumas pesquisas feitas de como se compra e se vende notamos que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o Brasil já movimenta cerca de R$ 15,4 bilhões por ano, terceiro mercado no consumo de beleza, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão.
De acordo com a sócia-diretora da Pró-Corpo Estético, Marisa Perro, os homens são muito vaidosos e querem o que há de melhor no mercado. “Nossos clientes estão na faixa etária entre 20 e 50 anos, o que mostra que a preocupação com a beleza não tem idade. Os homens não realizam os tratamentos com tanta frequência como as mulheres, mas quando descobrem uma solução para seu problema, tendem a não economizar”, explica. Em média, os homens gastam cerca de R$ 1 mil em um tratamento específico e já é responsável pelo aumento de 15% no faturamento da Pró-Corpo Estético. Marisa garante que o fato da empresa trabalhar com salas individuais – o que proporciona um atendimento personalizado com mais conforto ao cliente – pode ser considerado o principal fator para o aumento da procura de homens aos tratamentos estéticos. A tendência é que o mercado cresça ainda mais nos próximos anos. Segundo a consultoria Euro Monitor, o Brasil representa 12% das vendas mundiais de produtos do setor de beleza e deve se tornar o maior mercado até 2015.
O comportamento do consumidor e fato que aquela versão do homem todo desleixado e mal vestido, já não faz mais sucesso algum. Hoje, a era é indiscutivelmente dos rapazes de pele cuidada, corpo saudável e antenados com o universo fashion. Segundo pesquisas, homens com essas características, além de fazerem mais sucesso com as mulheres, também ganham destaque mais rapidamente em suas carreiras profissionais, e a explicação é simples: o atual mercado de trabalho não oferece oportunidade a um indivíduo somente pelos seus conhecimentos profissionais. O sucesso profissional inclui um pacote que reúne inteligência, competência, postura ética e sem dúvida, boa aparência.
A influência da economia em nosso negócio e a evolução dos conceitos relacionados ao comportamento masculino é cada vez mais evidente. Os cuidados com a beleza comprovam que a maturidade masculina vai muito além dos padrões sociais. Cortar o cabelo e fazer a barba não é mais as únicas obrigações, existem outros cuidados com o bem-estar e aparência. Essa democratização nos cuidados com a beleza abriu espaço para o aprimoramento de técnicas que satisfaçam os homens modernos e preocupados com um visual “limpo”. Estima-se que o mercado da vaidade masculina movimente cerca de U$ 12 bilhões por ano no mundo. A média do tempo que os homens levam para cuidar da aparência também impressiona: cerca de 20 minutos diários. Além das possibilidades de conquistar uma vaga melhor no mercado de trabalho, cuidar do corpo e estar em forma possibilita mais disposição. Se você der uma olhadinha em volta, vai constatar como a beleza masculina anda valorizada. Os filósofos medievais já diziam que o belo é para ser apreciado como uma manifestação divina. Não há pecado nisso.
...