Instrumentos Tecnicos Metedologicos Do Seso
Artigo: Instrumentos Tecnicos Metedologicos Do Seso. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: anapaulag • 25/3/2014 • 469 Palavras (2 Páginas) • 359 Visualizações
Resuminho- Instrumentos e técnicas- Rosimar- Terça
Saber profissional e poder institucional- Faleiros
Instituições- São organizações transversais a toda a sociedade, aparecem como mecanismos reguladores das crises do desenvolvimento capitalista em todos os níveis.
Mostram uma cara humanista para que seja aceita pela classe dominada, no entanto, esconde o uso da violência para alcançar os objetivos, através de mediações organizadas para convencer, moldar, educar a compreensão e a vontade das classes dominadas.
A instituição como patrulha da vida pessoal e social do cliente- Para patrulhar a vida pessoal e social do cliente, a instituição realiza controle através de entrevistas, visitas, fichários, interrogatórios, documentos, vasculhando tudo e despossuindo indivíduos e grupos de si mesmos, os coloca a mercê de quem controla a informação sobre eles e influenciando em suas decisões.
Instituições como instrumentos de políticas sociais- As instituições viabilizam a mediação de conflitos entre o Estado e a sociedade civil, são separadas de acordo com o contexto econômico social e político; Se formam de acordo com o problema que apresentar para as classes dominantes em determinado momento. As instituições aparecem para acabar com a ameaça a ordem estabelecida, através de organizações elaboradas para assistência, proteção, recuperação, seguros sociais, etc.
A Atuação profissional subsidiando a ação política- A atuação profissional torna-se auxiliadora da ação política, quando acaba por conseguir uma solução dentro da ordem imposta, utilizando a escuta, paciência, estudo e comunicação pessoal.
Instrumentalidade no trabalho do assistente social- Guerra
Assistentes sociais modificando a realidade- Por meio da instrumentalidade o AS consegue objetivar sua intencionalidade em respostas profissionais, modificando, transformando e alterando condições subjetivas e objetivas e as relações interpessoais e sociais existentes num determinado nível da realidade social: no nível do cotidiano.
A finalidade da instrumentalidade – Através da instrumentalidade o AS detém a capacidade de manipulação, conversão dos objetos em instrumentos que atendam as necessidades dos homens, ou seja, o AS deve manipular os instrumentos que possui para adequar uma resposta satisfatória.
Processo teleológico- Se define como a capacidade do homem manipular e modificar as coisas a fim de convertê-las em instrumentos/meios para o alcance de suas finalidades.
Quando o trabalhador se converte em instrumento- Quando vende sua força de trabalho, o homem deixa de lado suas necessidades se convertendo em instrumento para a execução das necessidades de outrem.
A utilidade da profissão de AS- Está em responder as necessidades das classes sociais, que se transformam, por meio de muitas mediações, em demandas para a profissão.
Funcionalidade do SESO para a ordem burguesa-Quando realiza intervenções, elimina conflitos, modifica comportamentos, controla contradições, abranda desigualdades, administra recursos e/ou benefícios sociais, incentiva a participação do usuário nos projetos governamentais ou no alcance das metas empresariais, o serviço social está sendo funcional a ordem burguesa.
Papeis desempenhados pelo
...