Inteligência E Memeria
Artigo: Inteligência E Memeria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ayrton • 4/10/2013 • 442 Palavras (2 Páginas) • 285 Visualizações
A inteligência é uma característica do ser humano.
Assim a inteligência pode ser definida também como a maneira como nós pensamos sobre algo e como conhecemos as coisas, nossa habilidade para apreender significados, fatos e verdades, lembrar-se de experiências, entender o mundo social, as regras, entender também a si mesmo e a maneira de governar a vida. Inteligência significa nossos processos mentais, é considerada a base da aprendizagem e envolve a memória.
Todas as capacidades que adquirimos desde a infância e na adolescência vão se aperfeiçoando ao longo da vida e seu mais alto grau ocorre na vida adulta. A inteligência muda ao longo da vida.
A inteligência é uma construção, o mundo não nos é dado pronto e acabado, construímos o nosso mundo. E essa construção sofre influência das nossas convicções, crenças, atitudes diante da situação, bem como de todos os nossos conhecimentos prévios armazenados, por isso é que envolve memória.
É a capacidade de julgar, de lidar com números, atenção, percepção e memória.
Os testes de inteligência não devem ser tratados como evolução imediata de expressão do intelecto infantil, mas sim ser usados como instrumentos na identificação de dificuldades que podem ajudar e iniciar um trabalho recuperativo, ou seja, auxiliando a identificar as dificuldades e depois se tornando instrumento para o seu trabalho na recuperação.
A percepção é a função cerebral que permite ao indivíduo organizar e interpretar as impressões sensoriais, de forma a atribuir significado ao meio envolvente, a partir de um histórico de vivências passadas. O seu processo consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas, podendo ou não depender de alguma informação proveniente da memória.
Os fatores internos estão relacionados com o nosso ser e a nossa personalidade. Podemos tomar como exemplo a motivação para o estímulo, as experiências que tivemos anteriormente, o maior ou menor conhecimento e entendimento do estímulo, a natureza social e a expectativa, entre outros.
À medida que adquirimos novas informações, a nossa percepção em relação a um determinado assunto a percepção representa um processo cognitivo único. É distinto da memória, pois, enquanto esta está relacionada com acontecimentos passados, a percepção está diretamente relacionada com acontecimentos observáveis no momento presente.
Também se considera a percepção diferente do pensamento e da consciência, visto que a percepção não remete para a subjetividade do ser humano. A percepção nasce a partir de um estímulo proveniente do exterior, contrariamente à consciência e ao pensamento que constituem processos mais íntimos e existem sem que haja um estímulo, pelo que apenas é necessário recorrer à memória.
...