Inteligência na segurança pública
Por: João Kleber • 2/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.567 Palavras (7 Páginas) • 347 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem: Inteligência e Segurança Pública
Curso: Segurança Pública
Professor: Oscar Alves Simões Filho
Nome do aluno: João Kleber Oliveira Nascimento de Jesus
Data: 29/02/2016
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
O Projeto Echelon é um sistema de investigação classificado como “Ultrassecreto” e desenvolvido pela Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos da América em parceria com Canadá, Austrália, Grã-Bretanha, Nova Zelândia e outros países. O projeto é capaz de investigar “tudo e todo mundo”, sendo aí incluídas ligações telefônicas, conversas entre celulares, mensagens de bips, e-mails etc. O Echelon consiste numa rede global de computadores que tem principalmente a função de capturar, procurar e analisar mensagens, através de milhões de palavras-chaves que são pré-programadas, em chamadas telefônicas, faxes, e-mails e telex interceptados por meios eletrônicos. Cada palavra, em cada mensagem, e em diferentes frequências e canais selecionados em cada estação de interceptação, é automaticamente vasculhada. Essas estações capturam todo e qualquer tráfego de satélites, comunicações de fibra-ótica ou celular. Os supercomputadores são capazes de ler todos os e-mails que enviamos buscando palavras contidas em seu sistema.
O filme "Inimigo de Estado" demonstra um projeto semelhante. O Echelon tem acesso a todas as ações comerciais e tem condições de monitorar todas as contas indicadas. Pode facilmente interceptar qualquer movimentação comercial ou financeira. O governo Australiano confirmou, oficialmente, que as comunicações vindas de todos os telefones, faxes, dados (incluindo toda a internet), ondas de rádio e televisão são rotineiramente escaneadas com o objetivo de encontrar "palavras do dicionário" que os levem a encontrar supostos terroristas, criminosos procurados e pessoas comuns
Com o domínio de tal tecnologia qualquer nação pode vir a intervir, direta ou indiretamente em qualquer país de seu interesse.
Questão 1 (3,0 pontos)
Com base no texto acima, relacione esse projeto com a atividade de Inteligência, destacando pelo menos 04 características para o ramo Contrainteligência e 04 características para o ramo Inteligência, justificando cada uma delas com base nos conceitos doutrinários apresentados no material didático e demais fontes pesquisadas.
A atividade de Inteligência tem por objetivo a produção de conhecimento e a salvaguarda dos assuntos sigilosos e dos assuntos de interesse do Estado e da sociedade. Subdivide-se em dois ramos: Inteligência e Contrainteligência.
A Contrainteligência atua por meio da adoção de medidas que protegem os assuntos sigilosos importantes para o Estado e a sociedade e que impeçam as ações de Inteligência de outras entidades nacionais, públicas ou privadas. É colocada em prática através da adoção de ações adversas de qualquer natureza.
Algumas características relacionadas ao Projeto Echelon podem ser:
Contraespionagem – Conjunto de medidas implantadas que oportunizem detectar e neutralizar as ações adversas de busca de conhecimento e/ou dados sigilosos por meio da espionagem.
Contraterrorismo – É o conjunto de medidas destinado a detectar, identificar, avaliar e neutralizar ações e ameaças terroristas.
Contrapropaganda – Ocorre através da desinformação, que consiste na manipulação planejada de conhecimentos e/ou dados, com o objetivo de iludir ou confundir determinado alvo que possa apresentar risco à salvaguarda de conhecimentos e/ou dados sigilosos, ou a interesse do Estado.
Contrassabotagem – É o conjunto de medidas colocadas em prática visando detectar, identificar e neutralizar atos ou atividades de sabotagem contra a organização, seu pessoal, bens, matérias e informações e que possam causar impacto e danos.
A Inteligência é um conhecimento que prescinde da oportunidade. Deve conjecturar sobre aspectos de um evento antes que este se realize.
São informações processadas por um conjunto de estratégias, utilizadas para captá-las, avalia-las, combiná-las e utilizá-las de forma eficaz, em decisões e ações necessárias para o alcance de objetivos preestabelecidos. É uma síntese de conhecimentos que se utiliza, inclusive, do julgamento e da instituição. Visa à antecipação e à previsão.
Relacionando ao projeto Echelon, obtém-se a:
- Garantir a obtenção do dado não disponível;
- Proteção da identidade do órgão de Inteligência que a executa;
- Proteção da identidade e a atuação da equipe envolvida na operação;
- Objetividade – O motivo da busca, o objetivo de uma operação de Inteligência, desde o planejamento até a execução, é a obtenção do conhecimento.
- Oportunidade – O instante exato para o início de cada uma das ações de uma operação de inteligência forma um dos principais aspectos do planejamento e da execução da mesma. Desencadeá-la antes ou depois do momento ideal pode ser fatal para o sucesso da missão.
- Flexibilidade – Quando se planeja uma opção de inteligência não se deve subestimar a ocorrência de eventualidades antes ou durante a sua execução. Desta forma, deve-se ter linhas de ação alternativa, bem como oportunizar às equipes executantes uma razoável margem de iniciativa.
- Economia – Ao planejar e executar uma operação de Inteligência deve-se ter em mente a maior economia possível no emprego dos recursos humanos e materiais, sem que ocorram prejuízos para os demais requisitos fundamentais.
...