TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interne E Extranet

Trabalho Escolar: Interne E Extranet. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  2.284 Palavras (10 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 10

A definição de internet é um conglomerado de redes locais espalhadas pelo mundo, o que torna possível e interligação entre os computadores utilizando o protocolo de internet. A capacidade de transmitir dados à longa distância faz com que a internet tenha milhões de adeptos diários. Com a internet se pode transmitir texto, fotos, vídeos, fazer ligações por voz ou vídeo com pessoas do outro lado do mundo instantaneamente.

Internet, extranet e intranet. Rede de computadores que interliga milhões de usuários em todo o mundo. Essas três palavras são muito utilizadas hoje em seu meio de trabalho. A necessidade da informação criou a internet que hoje conhecemos. A internet surgiu na Guerra Fria em 1960 a 1970. No Brasil a internet iniciou em 1988 quando no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), localizado no Rio de Janeiro, conseguiu acesso à Bitnet, através de uma conexão de 9 600 bits por segundo estabelecida com a Universidade de Maryland. Seus benefícios são muitos, entre eles destaca-se: acesso a várias formas de arquivos e informações, trocar informações de forma rápida e conveniente, ter acesso a especialista em milhares de especialidades, obter atualizações constantes sobre tópicos de interesse, traduzir e transferir dados entre máquinas localizadas em locais quaisquer, etc.

A internet continua a crescer, impulsionando quantidades cada vez maiores de informações on-line e de conhecimento, comércio, entretenimento e redes sociais. Durante a década de 1990, estimou-se que o tráfego na internet pública cresceu cerca 100% ao ano, enquanto estima-se que o crescimento anual do número de usuários seja de algo entre 20% e 50%. Este crescimento é muitas vezes atribuído à falta de uma administração central, que permita o crescimento orgânico da rede, bem como pela natureza não proprietária e aberta dos protocolos de internet, o que incentiva o fornecedor de interoperabilidade e impede qualquer empresa de exercer muito controle sobre a rede. Em 31 de março de 2011, o número total estimado de usuários da internet foi de cerca de 2 bilhões de pessoas (ou cerca de 30% da população mundial). Estima-se que em 1993 a internet realizou apenas 1% do fluxo de informações através de duas vias de telecomunicações; em 2000 este valor tinha aumentado para 51% e, até 2007, mais do que 97% de todas as informações telecomunicadas foi realizada através da rede mundial.

A intranet é um espaço restrito a determinado público utilizado para compartilhamento de informações restritas. Geralmente utilizado em servidores locais instalados na empresa. Ela possibilita tudo o que a própria internet dispõe, porém a principal diferença entre ambas é que a intranet é restrita a um certo público. Há restrição de acesso, por exemplo, por uma empresa, ou seja, todos os colaboradores da empresa podem acessar a intranet com um nome de usuário e senha devidamente especificados pela coordenação da empresa. As empresas estão cada vez mais necessitando de centralização das informações, métodos de comunicação interna para reduzir custos. O principal objetivo de uma intranet é centralizar documentos, formulários, notícias da empresa e etc. Intranet não precisa ter um formato convencional, sem graça e rotineiro. Em alguns casos, pode ser desenvolvida em formato de um blog bastante criativo, atualizando a equipe sobre novas rotinas, ações de RH, lançamentos de novos produtos e serviços, cursos, calendário de eventos ou qualquer outro assunto que seja relevante a empresa e seus funcionários.

Extranet é uma rede de computadores que permite acesso externo controlado, para negócios específicos ou propósitos educacionais. Pode ser vista como uma extensão de uma intranet da organização que é estendida para usuários externos à organização, geralmente parceiros, vendedores e fornecedores, em isolamento de todos os outros usuários da Internet. Em contraste, os modelos business-to-consumer envolvem servidores conhecidos de uma ou mais empresas, comunicando-se com usuários consumidores previamente desconhecidos. Também pode ser vista como uma parte da empresa que é estendida a usuários externos. A ideia de uma extranet é melhorar a comunicação entre os funcionários e parceiros além de acumular uma base de conhecimento que possa ajudar os funcionários a criar novas soluções. Quando alguma informação de uma empresa é aberta a clientes ou fornecedores, essa rede passa a ser chamada de extranet. Se sua empresa tem uma intranet e seu fornecedor também e ambas essas redes privadas compartilham uma rede entre si, para facilitar pedidos, pagamentos e o que mais precisarem, essa rede compartilhada é conhecida como extranet. Ainda, se sua empresa abre uma parte de sua rede para contato com o cliente, ou permite uma interface de acesso dos fornecedores essa rede com ele é chamada de extranet. As empresas podem usar uma extranet para: Troca grandes volumes de dados através de Electronic Data Interchange, compartilhar catálogos de produtos exclusivamente com os grossistas ou aqueles que "no comércio" colaborar com outras empresas sobre os esforços de desenvolvimento conjunto, co-desenvolvimento e a utilização de programas de treinamento com outras empresas , fornecer ou aceder aos serviços fornecidos por uma empresa para um grupo de outras empresas, como uma aplicação bancária online administrado por uma empresa em nome dos bancos filiados, compartilhar a notícia de interesse comum exclusivamente com empresas parceiras, etc.

O comércio baseia-se na troca voluntária de produtos. As trocas podem ter lugar entre dois parceiros (comércio bilateral) ou entre mais do que dois parceiros (comércio multilateral). Na sua forma original, o comércio fazia-se por troca direta de produtos de valor reconhecido como diferente pelos dois parceiros, cada um valoriza mais o produto do outro. É fundamental um administrador saber como a empresa pode se beneficiar através do comercio e negócios eletrônicos, criando verdadeiras redes digitais por meio da Tecnologia Internet que diferenciam o método tradicional de comunicação com clientes e fornecedores, aprimorando e digitalizando processos de negócios internos e externos, também o relacionamento com outras organizações tornando-se mais eficiente e competitiva, mas enfrentando alguns desafios pois: comércio e negócios eletrônicos exigem mudança completa, em relação à estrutura organizacional e processos gerenciais, chegando a ter que redesenhar processos de negócios inteiros, adquirir novas tecnologias para sistemas de informação e pratica empresarial, enfim mudando totalmente a estrutura física, cultural e administrativa da empresa.

A viabilidade de modernização da empresa, com a compra de novas máquinas, aumentaria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com