Internet Na Vida Das Familias Como Um Todo
Casos: Internet Na Vida Das Familias Como Um Todo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariuza • 9/10/2013 • 1.631 Palavras (7 Páginas) • 561 Visualizações
INTRODUÇÃO
Após pontuar a importância da ação do governo federal em conjunto com a iniciativa privada no esforço para horizontalização da internet, foca-se em responder primeiramente a seguinte pergunta. Como nossa sociedade vem reagindo às novidades tecnológicas? E foi percebido que a sociedade reagiu bem e positivamente a essa realidade virtual, quando temos como base a pesquisa que aponta para o crescimento deste serviço no mundo.
Com relação à inclusão digital qual e o efeito a vida das pessoas, das famílias e da sociedade como um todo? Vi o quanto a inclusão afetou os indivíduos individualmente pelo seu comportamento, e como vem formando uma nova cultura.
E por ultimo respondi a pergunta, como superar a necessidade de adaptação a essa realidade digital? O resultado que cheguei foi que a adaptação da sociedade a realidade virtual vem acontecendo gradualmente, com a inclusão da informatização dos ambientes que frequentamos. O que vem acontecendo é uma grande revolução, a “revolução da internet” o acesso a internet em banda larga nos últimos tempos é vista como essencial, pois a mesma traz muitos benefícios para a sociedade como um todo, por meio das informações. No nosso país o acesso da internet banda larga é baixo, porem o fato de a mesma trazer benefícios sociais, outros países também já adotaram este acesso.
No mundo contemporâneo onde a informação e o conhecimento são essenciais o investimento de acesso a internet banda larga é vista como fundamental para o desenvolvimento das nações.
DESENVOLVIMENTO
A democratização e a acessibilidade das novas tecnologias no Brasil já é uma realidade consolidada, pois é fruto de um trabalho árduo, que teve como propósito principal garantir que as populações das mais remotas localidades pudessem ter acesso não somente ao computador, mas as novas perspectivas que a internet pode trazer. Como meio de enfatizar uma educação de maior qualidade, com mais fontes de pesquisa, informação, conhecer mais a fundo nossa história, devido à gama de informações úteis que a internet pode trazer.
Uma das principais fontes de recursos que foram importantes para que esta nova realidade fosse possível em nosso país foi possível graças às tarifas do Fundo de Universalização das Telecomunicações (FUST), tarifa esta que era cobrada nas contas telefônicas, que tinha como principal objetivo subsidiar os programas de inclusão digital e acesso à rede em nosso país, conectando e facilitando a interação entre os povos, nos diversos Estados e municípios. Observamos que se compararmos o crescimento anual dos usuários e acessos de internet em nosso país verificamos que, desde 2007, existe um aumento significativo, por outro lado, o que temos de ponto negativo diante desta realidade está na qualidade do serviço prestado, aliada à baixa qualidade do serviço que não é capaz de estar de acordo com outros países que disponibilizam melhores velocidades.
REAÇÃO DA SOCIEDADE ÁS NOVIDADES TECNOLÓGICAS
A sociedade brasileira vem reagindo muito bem as novidades tecnológicas, pois já se ver falar em internet pra todos e medidas já estão sendo tomada. O governo esta tomando medidas para levar a internet para todos, até aqueles que nunca imaginou usar a web um dia, há quem diga que isso nunca irá acontecer mais o Brasil é otimista já lançou o plano Nacional de banda larga que prever que para começar o processo as operadoras deveram começar a oferecer serviços de internet popular a apartir de 01/10. Cerca de 80% das famílias brasileiras devem ter acesso à internet até 2015 isso é levantamentos do Comitê Gestor da internet, estimativa bem maior comparada a de hoje que de 27%.
Em entrevista ao G1 Paulo Bernardo declarou que o preço e a qualidade da banda larga nacional não estão defasados. A implementação do PNBL (plano nacional de banda larga) tem bons resultados e o país esta cada vez melhor.
Inclusão digital vem afetando vida das familias e a sociedade
O acesso à Internet em alta velocidade não é mais encarado como supérfluo pelas famílias brasileiras, pois entra como um item de extrema necessidade.
através dela se abre uma janela para o mundo, janela essa absorve indivíduos de conhecimento, entretenimento, cultura e até comodidade, o que está sendo muito facilitado para se fazer desde um pagamento de conta, através dela também trocar experiências em comum em blog pessoal, e também os famosos sites de relacionamento. Internet é a tecnologia que, depois do telefone celular, registra o mais rápido crescimento em toda a história da humanidade.
É notável que, ao contrário do que ocorria logo após o surgimento dessa tecnologia, esse crescimento não foi só por parte das classes altas da população, pois, de acordo com o IBOPE Nielsen Online, cerca de 40% dos indivíduos da classe C já possuem acesso a internet. De acordo com essas pesquisas surge a dúvida de porque numa época em que se fala tanto e se vive sobre a necessidade de cortas gastos, o mercado das novas tecnologias não diminuiu, pelo contrário, só vem aumentando. Acredita-se que a principal razão para isso é que a internet não é mais encarada pelas famílias brasileiras como algo desnecessário, mas já é vista como um item da linha da educação, por isso dá-se tanta importância à necessidade de se incluir digitalmente.
Como supera a necessidade de adaptação a essa realidade
Vivemos na era da informática, hoje em dia é praticamente impossível viver sem se envolver com algum tipo de tecnologia. Atualmente quem não possui um computador e não sabe lidar com essas tecnologias é considerado excluído digitalmente. A informática passou a ser vista como algo fundamental para a formação do indivíduo, e uma ferramenta indispensável para facilitar inúmeras atividades cotidianas. Com isso percebe-se que atualmente, os indivíduos excluídos do mundo digital possuem menos ou quase nenhuma possibilidade de inserção no mercado de trabalho, socialização, desenvolvimento de capacidade criativa, etc. Isso mostra
...