Intrevista Empresários ADS Unopar
Ensaios: Intrevista Empresários ADS Unopar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lcoelhousa • 15/5/2014 • 1.939 Palavras (8 Páginas) • 254 Visualizações
Produção textual individual 1º semestre analise e desenvolvimento de sistemas unopar
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Componentes básicos de sistema de informação 5
2.1.1 Tipos de sistema de informação 5
2.1.1.1 Tipos de sistema de informação – (SAD) e (SSD) 7
2.1.1.1.1 Áreas funcionais básicas de um empresa 8
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
É interessante observar que, após todos os pensamentos e teorias da administração até hoje desenvolvidas, nenhuma delas representou uma mudança tão espetacular para a administração como o benefício que a informática, está proporcionando através da agilidade e disponibilidade da informação.
A identificação e a definição das necessidades de um sistema de informações estratégicas, táticas, operacionais e de comunicações corporativas, baseiam-se em operações orientadas para o mercado e suportadas por sistemas de informação altamente eficientes. Os gerentes dependem de seus registros internos de pedidos, vendas, preços, custos, níveis de estoque, contas a receber, contas a pagar, de comunicações com os clientes internos e externos, etc. É por meio da análise dessas informações que eles podem localizar oportunidade e problemas importantes compartilhem do mesmo senso de direção e prioridades, e assim, conscientizando-os de que seu desempenho é responsável pelo sucesso da empresa.
DESENVOLVIMENTO
Todo sistema que manipula dados e gera informação, usando ou não recursos de tecnologia da informação, pode ser genericamente considerado como um sistema de informação. Por exemplo, o sistema de informação organizacional pode ser conceituado como a organização e seus vários subsistemas internos, contemplando ainda o meio ambiente externo.
Existem diferentes tipos de sistemas de informação, e eles podem assumir diversas formas convencionais, tais como: relatórios de controle (de sistemas ou de determinadas áreas funcionais) gerados em uma empresa; documentos de processos diversos para facilitar a gestão da organização; coleção de informações expressa em um meio de veiculação, como um jornal interno de uma empresa; conjuntos de procedimentos e normas da organização, estabelecendo uma estrutura formal; e, por fim, conjunto de partes(quaisquer) que geram informações.
Um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em organizações.
Como qualquer outro sistema, o SI inclui a entrada ( ou input) que envolve a captação ou coleta de fontes de dados brutos de dentro da empresa ou do ambiente externo. O processamento envolve a conversão dessa entrada bruta em uma forma mais útil e apropriada. A saída (ou output) envolve a transferência da informação processada às pessoas ou atividades que a usarão (processa os inputs e produz outputs, que são enviados para o usuário ou para outros sistemas). Pde conter também um mecanismo de feedback que controle a operação.
1 Componentes Básicos de sistema de informação
• Hardware: computadores e periféricos, como impressoras, processadores, monitores, teclado, dispositivos de leitura externos etc. Juntos, eles aceitam dados e informação, processam-nos e permitem sua visualização.
• Software: é um conjunto de programas que permite que o hardware processe os dados. Exemplos: software utilitário (sistema operacional); Software aplicativo (conjunto de programas que realizam as funções necessárias para dar suporte às atividades empresariais. Como gerar folha de pagamento, emitir notas fiscal etc.).
• Pessoas: são aqueles indivíduos que trabalham com o sistema ou utilizam a sua saída (output). São usuários e operadores de Hardware e software.
• Banco de dados: é uma coleção de arquivos, tabelas e outros dados inter-relacionados que armazenam dados e suas respectivas associações.
• Redes: é um sistema de ligação que permite o compartilhamento de recursos entre diversos computadores.
• Procedimentos: são um conjunto de instruções sobre como combinar os elementos mencionados de forma a processar as informações e gerar as saídas desejadas. Também podemos dizer que são as funções que o sistema deve executar.
1 Tipos de sistema de informação
Devido à existência de diferentes interesses, especialidades e níveis em uma organização são necessários diversos tipos de sistemas, pois nenhum sistema individual pode atender todas as necessidades de uma empresa. Destacam se 4 tipos principais de sistemas que atendem diversos níveis organizacionais: sistemas do nível operacional, que dão suporte a gerentes operacionais em transações como vendas, contas, depósitos, fluxo de matéria prima etc. Sistemas do nível de conhecimento envolvem as estações de trabalho e automação de escritório a fim de controlar o fluxo de documentos. Sistemas do Nível Gerencial atendem atividades de monitoração, controle, tomada de decisões e procedimentos administrativos dos gerentes médios e os sistemas de nível estratégico, que ajudam a gerencia sênior a enfrentar questões e tendências, tanto no ambiente externo como interno a empresa. Além das características dos sistemas por níveis empresariais, eles também atendem diversas áreas funcionais, como vendas, marketing, fabricação, finanças, contabilidade e recursos humanos.
• Sistemas de Processamento de Transações (SPTs) sistemas integrados que atendem o nível operacional, são computadorizados, realizando transações rotineiras como folha de pagamento, pedidos etc., Onde os recursos são predefinidos e estruturados, è através deles que os gerentes monitoram operações internas e externas a empresa, são críticos, pois se deixarem de funcionar podem causar danos a outras empresas a e a própria
• Sistemas de Trabalhadores de Conhecimento (STCs)
...