Introdução De Negociação
Exames: Introdução De Negociação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: angehlikinha • 10/12/2013 • 1.002 Palavras (5 Páginas) • 394 Visualizações
TRABALHO NEGOCIAÇÃO
INTRODUÇÃO
O tema negociação vem passando por desenvolvimento intenso nos últimos anos. Muitas são as publicações que têm surgido. Porém, a maior parte não tem a preocupação de enfocar a negociação sob um ponto de vista sistêmico. Segundo Scare e Martinelli, a negociação é um conceito em contínua formação, o qual está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados. No entanto, para esses autores, houve uma mudança de foco no objetivo do ato de negociar ao longo da história. No passado, o negociador buscava resultados satisfatórios momentâneos; atualmente, esse mesmo negociador busca um relacionamento duradouro e contínuo, para que a médio e longo prazo todos os envolvidos na negociação atinjam os benefícios pretendidos.
A negociação é provavelmente tão antiga como a vivência do Homem em sociedade. Desde sempre este teve a necessidade de negociar. Como é normal, algumas pessoas faziam-no com mais sucesso do que outras, daí a expressão popular “ter jeito para o negócio”. A importância do tema levou a que alguns o estudassem de tal maneira que o fato de alguns “terem jeito para o negócio”, não é o único fator para negociar com sucesso. Hoje a negociação é uma ciência e como tal, pode ser estudada e posta em prática.
Negociar tornou-se atualmente uma das mais relevantes habilidades humanas, por isto é essencial que sejam entendidas as formas de se proceder em uma negociação (ALYRIO, 2004).
O processo de negociação, apesar de ser fundamental para o ser humano alcançar seus objetivos, é um dos processos menos conhecidos. Um primeiro passo a ser considerado na visão da negociação sob um enfoque sistêmico é o seu processo, que inclui as entradas (influências às quais a negociação está sujeita), o processo em si (a negociação em si, o processo de transformação das entradas em saídas) e as saídas (resultado da negociação-acordo ou não). Visto que numa negociação deve-se sempre buscar a satisfação de ambos os lados envolvidos, deve-se procurar continuamente aplicar a visão sistêmica no processo, onde ela apresenta uma visão mais global da negociação, possibilitando enxergar, de maneira mais clara, os diferentes envolvidos, direta e indiretamente, no processo de negociação, bem como seus principais interesses e as diversas alternativas possíveis para a solução do conflito. A busca de relações duradouras nas negociações pode levar a novas negociações no futuro, além de manter e aperfeiçoar o contato já existente entre as partes envolvidas no processo.
DESENVOLVIMENTO
“Roteiro de preparação para negociações salariais”
em uma negociação salarial, é necessário nos preparar e considerar as possíveis respostas negativas. A maioria das pessoas ao buscarem um aumento salarial considera apenas os pontos fortes do argumento na negociação como suas conquistas dentro a empresa, e não se preparam para um possível não, por isso é necessário estar ciente e preparado para lidar com uma resposta negativa. Mediante essa situação onde você expôs todos os seus êxitos dentro da empresa, a sua capacidade e capacitação, e todo o seu empenho durante aquele período em que esteve na empresa, e recebe um não para o pedido de aumento de remuneração, sua reação precisa ser mais profissional possível, é fato que toda sua expectativa está naquela resposta e isso te da certa decepção, mas é necessário rever seus argumentos e mudar e estratégia de negociação.
Uma grande característica dos grandes negociadores é a persistência e a forma com que administram as adversidades, nem sempre em uma negociação temos de cara um bom resultado e que nos satisfaça, em alguns casos é necessário replanejar todo o esquema de abordagem daquele assunto. Em primeiro
...