Introdução O empresário
Tese: Introdução O empresário. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lukalu • 7/9/2013 • Tese • 721 Palavras (3 Páginas) • 239 Visualizações
- Introdução O empresário constitui peça fundamental à constituição da empresa , sendo considerado a figura basilar desta
- Neste observamos que o empresário é representado pelo círculo maior que engloba , que incorpora a empresa e o estabelecimento , de forma a submeter o estabelecimento à sua vontade e , com isso fazer movimentar a empresa .
- Graças à ação do empresário a empresa e o estabelecimento passam a existir e , com isso , surgem também direitos e deveres , sendo o empresário responsável pela atuação jurídica da empresa .
- Profissionalismo Para que a atividade seja caracterizada como empresarial deve-se obedecer ao critério do profissionalismo .
- Ou seja , a atividade deve ser exercida de forma habitual e pessoal .
- Com isso , não são considerados empresários aqueles que exercem a tarefa de forma esporádica , organizando episodicamente a atividade de produção de certa mercadoria , por exemplo , mesmo que a comercialize posteriormente .
- São desconsiderados empresários , ainda , aqueles que exercem simultaneamente as funções da atividade empresarial bem como as de produção .
- Atividade econômica organizada A atividade do empresário deverá buscar o lucro a partir do bem ou serviço que explora .
- Esse lucro deverá ser intentado mediante o exercício de atividade organizada de forma a articular sob o domínio do empresário quatro artifícios básicos , que são : capital , mão de obra , insumos e tecnologia .
- Produção ou circulação de bens e serviços A fabricação de produtos e mercadorias bem como a prestação de serviços são pré-requisitos fundamentais da atividade empresarial .
- Pressupostos fundamentais ao exercício de atividade empresarial Segundo o disposto em lei , existem alguns pressupostos fundamentais ao exercício de atividade empresarial .
- Aos falidos , enquanto não reabilitados , é vedado o exercício de atividade empresarial , pois seus bens passam a constituir o ativo da massa falida .
- Atividades econômicas civis Segundo o Código Civil de 2002 existem quatro hipóteses de atividades econômicas civis , a saber : profissional intelectual , empresário rural e cooperativas .
- Buscando abrir espaço ao pequeno produtor rural , o legislador inseriu no Código Civil alguns mecanismos que possibilitam ao exercente de atividade rural a requisição na Junta Comercial de sua inscrição no registro de empresa , como pode ser visto no artigo 971 : Art .
- 971 : “O empresário , cuja atividade rural constitua sua principal profissão , pode , observadas as formalidades de que tratam o art .
- As mais comuns são as cooperativas de produção , consumo e crédito; há ainda as cooperativas mistas , que unem , numa só empresa , essas três atividades .
- Segundo a linguagem empregada no Código Civil de 2002 cooperativas são sociedades simples , ou ainda , sociedades civis independentemente da atividade que
- Já no caso de empresário individual , a atividade empresarial cabe ao empresário como pessoa física .
- O empresário individual , por sua vez , exerce atividade que exige menores
...