Introdução à Economia
Trabalho Universitário: Introdução à Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dodorian • 3/10/2013 • 590 Palavras (3 Páginas) • 389 Visualizações
As HQ’s (histórias em quadrinhos) surgiram por volta de 1895 tendo como primeira história Yellow Kid, como era conhecido Mickey Dugan, personagem principal de “Hogan´s Alley”, criação de Richard Outcault. Após seu grande sucesso outras histórias surgiram, como por exemplo, O Gato Félix, de Pat Sullivan e Mickey Mouse, de Walt Disney.
A década de 30 foi marcada pelo nascimento de muitos personagens memoráveis como, por exemplo, Tintin e Beth Boo. Em 1933, época em que o mundo tentava apagar os resquícios da 1º Guerra Mundial, Jerome Siegel e seu amigo Joseph Shuster cria o primeiro super-herói da história, o Superman, que teve sua primeira aparição oficial na revista “Action Comics #01” em Junho de 1938. Na mesma década temos a criação de Batman, por Bob Kane e Bill Finger, Batman teve sua primeira aparição oficial um ano após Superman, em 1939 na revista “Detective Comics #27” publicada em Maio. Ambas as histórias foram publicadas pela National Allied Publications, hoje chamada DC Comics.
Após o inicio da 2º Guerra Mundial, o Estados Unidos precisavam de um ícone que representasse os ideais de liberdade e democracia, então que surge o Capitão América, criado por Jack Kirby e Joe Simon em Março de 1941.
Nos anos 60 voltam a serem publicadas as histórias de super-heróis, como por exemplo, Spider-man, Thor, Hulk, todas criadas por Stan Lee em 1962 e publicadas pela editora Marvel, antes conhecida como Timely Comics. Lee deu um aspecto mais humano a seus heróis, temos um exemplo disso em “The Amazing Spider-Man #121”, onde o herói não consegue salvar a vida de Gwen Stacy, a história é dada com umas das mais marcantes do universo Marvel, simbolizou o amadurecimento da indústria de quadrinhos.
No Brasil, os anos 60 marcaram a criação de suas duas HQ’s mais conhecidas, “A turma da Mônica”, por Mauricio de Souza que hoje é publicada pela editora Panini e “O menino maluquinho”, por Ziraldo, suas revistas eram publicadas pela editora Abril. No Brasil as HQ’s da Marvel e DC Comics também são publicadas pela Panini.
Engana-se quem pensa que histórias em quadrinhos são para crianças. Pesquisas indicam que o maior número de leitores está entre 20 e 40 anos, do gênero masculino, de classe média/alta e são geralmente graduados ou estão fazendo uma graduação. As crianças brasileiras quando leem, geralmente conhecem apenas Turma da Mônica.
Na época das grandes guerras, as HQ’s eram bastante populares entre as tropas, principalmente as histórias do Superman e Capitão América, que de certa forma representavam a invulnerabilidade dos EUA em meio as guerras.
Hoje em dia, os principais motivos do aumento de vendas de HQ’s e produtos relacionados como camisetas e bottons devem-se ao sucesso das grandes adaptações ao cinema, como por exemplo, “Os vingadores”, “Batman, o cavaleiro das trevas ressurge”, “Homem de ferro”, e também após a polêmica criação de heróis homossexuais, como Batwoman e Lanterna verde (Allan Scot), e após a estreia da série televisiva que acompanha o cotidiano de quatro amigos nerds vidrados em HQ’s, filmes de ficção científica e jogos de computador, “The big bang theory”. Podemos tomar também o reboot da editora DC Comics, ocorrido no mês de setembro de 2011, como motivo deste aumento, pois vários jovens que antes não liam pelo alto número de edições
...