Introdução à História E Teoria Da Educação Física
Trabalho Escolar: Introdução à História E Teoria Da Educação Física. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ramonhonorato • 18/8/2014 • 795 Palavras (4 Páginas) • 429 Visualizações
Disciplina: Introdução à História e Teoria da Educação Física Tarefa: Atividade do ciclo 2
Nome: Ramon José Corrêa Honorato RA: 1157036 Turma: DGEF1401VIT1YT
Parecer do Tutor:
A atividade física, na pré-história, iniciou-se pela necessidade do homem em se defender e sobreviver, essas atividades deram ao homem força e habilidades para sua sobrevivência, e mais tardar colaborou para que o homem iniciasse a fixação de moradia. Com isso, este, começou a desenvolver técnicas de plantio e domesticação de animais, causando o que chamamos de sedentarismo, ou seja, o homem que antes corria, cassava, nadava e etc., não fazia mais isso por conta do comodismo que adquiriu, porém outros, da mesma época, não fixavam suas moradias e continuavam a ser nômades, invadindo as propriedades dos mesmos que decidiram fixa-la, e por estarem mais preparados fisicamente sempre venciam porque, os homens fixos não estavam mais tão preparados por conta do seu sedentarismo, e isso os levou a mudarem de postura, e apartir daí, começaram a se preparar fisicamente e tecnicamente, para se defenderem dos nômades, criando assim técnicas de defesa. Os homens do período pré-histórico praticavam esses exercícios, também, para se defenderem de animais e não porque eram exigidos por algum regime.
Nessa época foi desenvolvida uma atividade física que até hoje é muito forte, a dança, naquela época era usada em rituais para os deuses, levando esses homens a estado totalmente diferente do comum, e com isso eles acreditavam estar entrando em contato com “algum deus”, essa atividade física teve grande papel na educação, porque ajudava na preparação dos jovens para a vida social. Com o passar dos anos e com a evolução, o sedentarismo levou o homem a ter uma nova concepção esportiva, mudando o foco de defesa e preservação para a prática de esporte, e assim foram desenvolvidas várias formas de atividades físicas, dentre essas, a atividade com bola, assim as crianças imitavam os mais velhos, criando assim fortes laços e iniciando uma nova ideia sobre a atividade física.
Assim surgiram as competições, onde as práticas esportivas começaram à adquirir regras. Assim a civilização grega iniciou um novo tempo na história da humanidade, descobrindo o valor humano, a individualidade, iniciando assim a história da educação física, de um modo geral, pode conceituar a educação física grega como um conjunto de atividades com a finalidade de desenvolver a perfeição física e os valores morais, buscando a formação do homem forte, saudável, belo e virtuoso.
No inicio deste novo tempo, as atividades físicas foram se tornando mais apuradas, a partir desse período os homens foram se tornando mais civilizados, com isso as atividades físicas começam a adquirir além da finalidade guerreira, outras finalidades:
- Terapêutica: O mais antigo sistema de ginástica terapêutica, o KONG – FU, surgiu por volta de 2.700 a.C.;
- Espiritual: YOGA, exercício ginástico relacionado à doutrina, que tinha objetivo de purificação do corpo e a identificação do homem com sua essência divina e a HATHA-YOGA, ginástica de posições com a utilização de uma respiração adequada (OLIVEIRA,
...