Introdução á Economia
Casos: Introdução á Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: keilaine • 9/8/2014 • 351 Palavras (2 Páginas) • 346 Visualizações
Disciplina: Introdução à Economia
Orientação: não serão aceitas respostas que sejam cópias literais da apostila nem de qualquer outra fonte. O aluno pode utilizar outras fontes, como livros, revistas especializadas, internet, etc. Se alunos diferentes tiverem respostas totalmente idênticas, as atividades poderão ser anuladas.
Responda às questões abaixo, levando em consideração o conteúdo das aulas 1, 2 e 3.
1. Tendo por base o conceito de custo de oportunidade, responda: por que Gisele Bündchen não deve pintar a grade da casa dela? Desenvolva a resposta, argumentando de forma completa e abrangente.
R= O custo de oportunidade nada mais é do que abrir mão de alguma coisa que lhe trará algum benefício futuro. Analisando o caso de Gisele Bündchen, vamos supor que um pintor levará 2h para pintar a grade, entretanto Gisele gastará apenas 1h30min. Olhando assim a vantagem com a absoluta certeza seria da modelo, porém ao invés de perder tempo pintando a grade de sua casa ela poderia estar tirando fotos para uma importante revista, dando alguma entrevista para a Televisão, fazendo algum comercial, ou seja, o melhor custo benefício é ela se dispor á pagar um pintor do que perder vários trabalhos que lhe renderiam um ganho maior.
A questão abaixo está relacionada aos dois vídeos postados na plataforma que mostra o confronto de ideias entre a Teoria de Keynes e a Teoria Clássica (simbolizando o liberalismo econômico) representada pelo economista F. Hayek.
2. Keynes afirma em um dos vídeos que durante a segunda guerra mundial o PIB
(americano) cresceu e o desemprego quase acabou. Como você justificaria o crescimento do PIB durante a guerra?
R= Segundo um dos vídeos Keynes faz referência aos incentivos e aos gastos com a segunda guerra na qual aumentaram significamente o PIB americano, a ideia era que se deveria gastar mais para acabar com o desemprego. Segundo Hayek o desemprego só diminui porque praticamente todos os homens se alistaram no exército, o consumo encolheu, houve racionamento de comida, enquanto a guerra acabou com vários homens a economia se recuperou e cresceu mais rapidamente como nunca havia crescido, desde então o PIB americano não cresceu mais como naquela época.
...