Isolantes E Absorventes Acusticos
Monografias: Isolantes E Absorventes Acusticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vivianeramiires • 10/9/2014 • 1.182 Palavras (5 Páginas) • 2.420 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Som é a causa da sensação auditiva e se define como a energia que se transmite por ondas de pressão do ar ou de outros meios. Já o ruído é o causador de doenças e psicoses e se define como um fenômeno acústico que provoca uma sensação desagradável à audição.
O ouvido humano tem a capacidade de escutar na faixa de 20 à 20000 Hz, onde o Hertz é equivalente ao número de vibrações sonoras por segundo.
Decibel (dB) é o logaritmo da relação entre a pressão do som que se deseja escutar e o limiar de audibilidade. Este limiar é definido pela pressão sobre a qual o ouvido não consegue assimilar a recepção do som (0,00002 N/m2). Logo, o limiar de audibilidade equivale a 0 dB. A menor variação que pode ser percebida pelo homem é de 1 dB
A NBR 10152 estabelece níveis de conforto acústico para cada tipo de ambiente, como por exemplo, para o quarto de dormir a faixa de conforto é entre 25 e 30 dB, na sala de aula é de 42 dB, em áreas industriais é 85 dB e para enfermaria é 40 dB.
O dosímetro é o aparelho usado para medir a dosagem acumulativa ao longo da jornada de trabalho.
O isolamento acústico se define pela capacidade que certos materiais tem de conseguir impedir que uma onda sonora passe de um ambiente para outro. Os materiais mais usados para obtenção desta propriedade são os materiais pesados, como por exemplo, concreto, chumbo, vidro, entre outros.
Já a absorção acústica é o fenômeno que minimiza, num mesmo ambiente, a reflexão acústica. Com isso, diminui os níveis de pressão sonora no ambiente e, também melhora a inteligibilidade. Os materiais utilizados são normalmente materiais leves, de poros abertos ou materiais fibrosos. Alguns exemplos são fibras de cerâmica e de vidro, espumas de poliéster de células abertas, tecidos, carpetes.
2. TRATAMENTOS ACÚSTICOS
Para o isolamento de ruídos aéreos, três materiais se destacam para este fim. São eles: paredes, janelas e portas. Para o uso de paredes, utiliza-se a lei de massa, onde ao se dobrar a massa em Kg/m2, a perda por transmissão é de 5 dB. As paredes de alvenaria, por exemplo, isolam 45 dB. Já a parede dupla com câmara de ar isola 55 dB.
Para o uso de janelas, devem-se fechar as fretas para evitar a passagem do som. Para isolar, é necessário usar vidros duplos de espessuras diferentes acrescidos de câmara de ar de 8 a 13 cm.
Para o uso de portas, deve ser colocado nesta, material acústico absorvente ou isolante. O uso de dobradiças especiais, embutidas também contribui para o isolamento acústico. Nos batentes, deve ser usado feltro ou borracha de neoprene. Como comparativo, observa-se que uma porta isola em torno de 18 dB, enquanto que a porta tratada isola em torno de 40 dB.
Para o isolamento de ruídos de impactos deve ser usado piso de borracha, lajes flutuantes e tapetes e forros.
Para a absorção, existem três mecanismos que podem ser usados: mecanismo resistivo, mecanismo reativo e mecanismo ativo. O resistivo é usado para materiais absorventes, como a lã de vidro e espumas. Já o mecanismo reativo usa-se o ressonador de Helmoltz e a placa vibrante. No mecanismo ativo ocorre o cancelamento do ruído por outro campo gerador.
3. ISOLANTES ACÚSTICOS
Isolantes acústicos são materiais que possuem a capacidade de bloquear um som ou ruído de um ambiente para outro. Logo abaixo, segue alguns exemplos deste tipo de material e suas respectivas descrições.
3.1. CALIBEL-ISOVER
É um produto composto por um material rígido de lã de vidro de alta densidade (25mm) colado a uma placa de gesso acartonado (10mm). É um revestimento para paredes termo-acústico, ou seja, é um isolante de som e de temperatura. São usados em casas, indústrias e no comércio. Possui dimensão de 1,20 X 2,60 m e resistência térmica de 0,78 m2.C/W.
Figura 01. Modelo do isolante CALIBEL-ISOVER.
3.2. ISOSOUND-ISOVER
É composto por lã de vidro (composto rígido) o qual possui dimensão de 2,40 X 1,20m. Usado em tratamento acústico para todos os lugares, como por exemplo, motéis, indústrias, teatros, estúdios, sala de videoconferência, entre outros ambientes.
Figura 02. Modelo do isolante ISOSOUND-ISOVER.
3.3. WALLFELT-ISOVER
Material que isola térmica e acusticamente paredes de gesso. Possui um feltro flexível composto por lã de vidro. É um material muito leve e incombustível. Seus rolos medem 1,2 m de largura.
Figura 03. Modelo do isolante WALLFELT-ISOVER
3.4. ETHAFOAM-DOW
É uma espuma de polietileno que possui isolamento acústico para pisos.
Figura 04. Modelo do isolante ETHAFOAM-DOW.
3.5. SONEX-ILLBRUCK
É um absorvedor acústico de alto desempenho composto por placas acústicas. Estas são formadas por espuma de poliuretano e poliéster. Possui dimensão de 1,00 X 1,00m. Utilizado em escritórios, estúdios, salas de computadores, áreas industriais, auditórios. Sua instalação
...