TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Isolamento Acustico

Artigo: Isolamento Acustico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  2.272 Palavras (10 Páginas)  •  1.293 Visualizações

Página 1 de 10

O isolamento sonoro (ou isolamento acústico) é a não passagem de som de um para outro ambiente, através do uso de diversos materiais: densos, pesados, entre outros, que consigam amortecer e dissipar a energia sonora (chapas metálicas, vidro, madeira maciça, parede de tijolo maciço, mantas de borracha, etc.). Não deve-se confundir isolamento sonoro com tratamento sonoro.

Outro fator que influencia no isolamento é o fato de não se usar apenas uma barreira, mas criar uma sequência de obstáculos para o som ter mais dificuldade de se propagar. Por isso, o uso de paredes duplas, janelas com vidros duplos ou a combinação de materiais de diferentes densidades (porta de madeira com chapa de aço) são muito importantes para se ter um bom isolamento acústico.

Neste caso, é ainda importante fazer os diferentes elementos usados não se tocarem diretamente, usando sempre espumas, borrachas e o que for conveniente para se anular a vibração.

Pelo modo que o som se propaga, cuidado para não deixar nenhum tipo de fresta entre os fechamentos, pois isso pode prejudicar todo o conjunto. Portas e caixilhos devem ter atenção especial, use também espumas e borrachas para se garantir a estanqueidade do ambiente.

É cada vez maior a quantidade de reclamações por causa de barulho. Nas casas ou nos prédios, onde os moradores sofrem com os ruídos causados por fontes externas ou por vizinhos. O que pode ser feito com relação a isso?

Primeiramente, é preciso identificar de onde vem o barulho. Se a fonte é externa -causada por casas noturnas, bares ou pelo movimento de carros na rua-, o problema recai unicamente sobre o morador. Portanto, você deverá cuidar sozinho da questão. Além de reclamar aos serviços municipais, que podem multar os estabelecimentos comerciais barulhentos, você pode melhorar o isolamento acústico da sua residência.

No caso das fontes externas, o barulho entra, basicamente, pelas fachadas que estão expostas ao ruído. Os caixilhos (as armações das janelas e portas) são os principais vilões do seu desconforto, nesse caso. No Brasil, os caixilhos, geralmente, são de péssima qualidade. É comum vê-los deixando a água passar durante uma chuva forte. E, se a água passa, o som passa com muito mais facilidade.

Há diversas empresas que produzem caixilhos acústicos, normalmente de alumínio e compostos por vidros duplos ou triplos, que vedam muito melhor a sua casa ou apartamento do ruído externo. Estas janelas costumam ter um custo muito mais alto, mas é notória a diferença de desempenho. Ao escolher uma empresa, é importante buscar referências, já que muitos desses caixilhos são de baixa qualidade e vão acabar não cumprindo sua função corretamente.

Além dos caixilhos, há isolamentos acústicos para o restante da fachada, pois muitas das construções atuais apresentam paredes pouco isolantes. Para isso, materiais como lãs de rocha e placas de gesso acartonado, aplicadas na parte interna das paredes, podem ajudar bastante, desde que o conjunto inteiro esteja isolado -ou seja, paredes e caixilhos. Não adianta ter uma parede com bom isolamento e um caixilho que deixa o som passar. Esse é um erro bastante frequente.

Quando o ruído que incomoda vem de outro apartamento do mesmo edifício, o problema se inverte. Basicamente, o som está vindo pelas lajes, seja a do piso ou a do teto. Nesse caso, são essas superfícies que devem ser isoladas.

O isolamento do piso deve ser feito quando o barulho vem de baixo ou se você é o causador dos ruídos -e não quer incomodar os seus vizinhos de baixo. Esse isolamento é o mais complicado, pois é necessário remover o seu piso, aplicar materiais isolantes sobre a laje e instalar novamente o piso. Se você não quiser gastar tanto dinheiro e energia, pode aplicar materiais como o carpete sobre o piso existente. Ele diminui o "toc-toc" que os sapatos fazem nos pisos de madeira, mas não melhora muito o barulho causado por aparelhos de som.

Se o barulho vem de cima ou se você incomoda os moradores do andar superior, você pode utilizar forros acústicos sob a laje. Isso melhora bastante o problema e é mais simples de ser executado. Há no mercado uma série de forros acústicos, com diferentes acabamentos. Escolha o que mais lhe agrada e contrate uma empresa especializada. Muitos deles são compostos por gesso e material isolante e são comuns nos prédios de escritórios.

Por fim, vale dizer que a vida em sociedade, na cidade ou em um prédio de apartamentos, exige respeito daqueles que produzem o barulho e uma dose de compreensão daqueles que o escutam. As construções residenciais não são como grandes estúdios de gravação totalmente isolados. A maioria dessas iniciativas melhora, mas não resolve totalmente o problema. É um erro achar que é possível morar em uma cidade densa ou em um edifício de apartamentos e nunca ouvir um ruído externo. O diálogo com os seus vizinhos ainda é a melhor saída.

Tratamento Acústico e Isolamento Acústico

Saiba um pouco mais sobre o Tratamento Acústico e Isolamento Acústico, seus conceitos e aplicações.

Isolamento acústico é o processo pelo qual se objetiva impedir a transmissão sonora de um ambiente para o outro, eliminando os ruídos prejudiciais à saúde, onde requer critérios bem definidos, garantindo a eficácia e segurança do isolamento.

O isolamento acústico deve ser projetado e executado com muito critério, pois uma falha na composição dos materiais ou no método construtivo utilizado pode permitir a passagem do som quase em sua totalidade.

A absorção acústica trata do fenômeno que minimiza a reflexão das ondas sonoras num mesmo ambiente. Ou seja, diminui ou elimina o nível de reverberação (que é uma variação do eco) num mesmo ambiente. Nestes casos se deseja, além de diminuir os Níveis de pressão Sonora do recinto, melhorar o nível de inteligibilidade.

A reflexão de som por superfícies é extremamente importante em auditórios e recintos em que a boa audibilidade seja necessária. Por outro lado, onde quisermos atenuar o ruído e controlar o espalhamento do som, deveremos tratar as superfícies de tal modo que reduzam a energia sonora refletida. Isto quer dizer que,a parte da onda que não for absorvida ou transmitida, é refletida de volta para o recinto.

Barreiras Acústicas

As Barreiras Acústicas Profissionais, polímeros minerais importados de alta densidade à base de EPDM e Rocha Basáltica, apresentam elevado desempenho acústico.

Barreiras Acústicas

As Barreiras Acústicas Profissionais, polímeros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com